terça-feira, 5 de maio de 2020

Revista Faces da História (2021) - Chamada para dossiês temáticos

Faces da História – Revista do corpo discente do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual Paulista (UNESP – Campus de Assis) – convida toda a comunidade acadêmica para a submissão de propostas de dossiês temáticos para publicação em 2021. 
As propostas serão recebidas até o dia 31/05/2020, exclusivamente pelo email:
facesdahistoria.dossie@gmail.com.



Veja todas as informações abaixo:

Chamada para propostas de dossiê para a Revista Faces da História
1. Objetivo
Esta chamada busca receber propostas de organização de dossiês temáticos para publicação eletrônica pela Revista Faces da História (e-ISSN: 2358-3878). A publicação dos dossiês escolhidos pelo Conselho Editorial acontecerá, impreterivelmente, até 30 de junho de 2021 (v. 8, n. 1) e 20 de dezembro de 2021 (v. 8, n. 2).
2. As propostas devem seguir os seguintes requisitos:
2.1 As propostas de dossiê deverão ser elaboradas por, no mínimo, dois/duas e, no máximo, três pesquisadores/As. Ao menos um/a dos/as proponentes deverá possuir título de doutor/a. Demais proponentes deverão ser, no mínimo, doutorando/as.
2.2 As propostas deverão priorizar o atendimento aos critérios de ineditismo e originalidade, ficando vetada a proposição de temas que já foram trabalhados em outros dossiês da Faces da História.
2.3 As propostas deverão apresentar, preferencialmente, temas que possam abranger a maior diversidade possível de abordagens, perspectivas teórico-metodológicas, fontes, tempos e espaços. Exemplo disso são alguns dos dossiês publicados pela Revista Faces da História nos últimos anos: Estudos de Ásia e do Oriente no Brasil: objetos, problemáticas e desafios (v. 6, n. 2, 2019. Disponível em: http://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/issue/view/86); História antiga: passado em conexão com o presente e diversidade nas abordagens (v. 4 n. 2, 2017. Disponível em: http://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/issue/view/56); A História da África e afro-brasileira: perspectivas, experiências e diálogos (v. 3, n. 2, 2016. Disponível em: http://seer.assis.unesp.br/index.php/facesdahistoria/issue/view/39).
3. Propostas
3.1 O período para recebimento das propostas será aberto no dia 01 de maio de 2020 e se encerrará no dia 31 de maio de 2020.
3.2 As propostas de dossiês temáticos deverão ser encaminhadas para a Revista Faces da História exclusivamente pelo e-mail facesdahistoria.dossie@gmail.com. O e-mail deverá conter obrigatoriamente o assunto “Proposta de dossiê - Faces da História 2021”.
3.3 As propostas deverão estar anexas ao e-mail em arquivo formato Word com, no máximo, 1 página digitada em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entrelinhas 1,5 cm.
3.4 A estrutura das propostas deverão ser a seguinte: título em português e em inglês (centralizados e em negrito); nomes dos/as proponentes (alinhados à direita, seguidos de titulação, vínculo institucional [se houver] e e-mail para contato); texto da proposta em português e em inglês (alinhamento justificado).
3.5 O texto das propostas deverá seguir, respectivamente, a seguinte apresentação: objetivos; justificativa; apresentação de obras de referência (se houver); enfoque e recortes (se houver).
4. Critérios de seleção
4.1 Atendimento aos requisitos mencionados nos itens 2 e 3;
4.2 Originalidade e relevância do tema proposto;
4.3 Clareza e coerência da proposta em relação à temática do dossiê;
4.4 Familiaridade dos/as proponentes com o tema do dossiê (pesquisas, publicações e atuação profissional).
5. Da seleção
5.1 O Conselho editorial da Revista Faces da História selecionará, por votação de maioria simples, duas propostas. A mais votada terá o seu dossiê publicado no primeiro semestre de 2021 (v. 8, n. 1) e a segunda mais votada, no segundo semestre de 2021 (v. 8, n. 9).
5.2 Em caso de empate, será realizada nova votação apenas com as propostas que receberam o mesmo número de votos. Caso o empate persista, caberá aos editores-chefes selecionar as propostas.
5.3 O resultado da seleção será divulgado até o dia 30 de junho de 2020, diretamente pelo e-mail dos/as proponentes.
6. Demais informações
6.1 Fica vetada ao/às coordenadores/as de dossiê a submissão de artigos para publicação no dossiê sob sua organização.
6.2 São funções dos/as coordenadores dos dossiês aprovados: a) realizar ampla divulgação da chamada de artigos entre seus colegas, pares, alunos e contatos no Brasil e no exterior; b) apreciar previamente os artigos e resenhas submetidos ao dossiê; c) designar pareceristas e avaliar os resultados dos pareceres, em colaboração com o/a editor/a de dossiê; d) acompanhar, por meio do sistema eletrônico da Faces da História, o processo de avaliação e edição dos artigos; e) atender às demandas dos/as editores/as da Revista, especialmente do/a editor/a da seção de dossiê; f) redigir o texto de apresentação do dossiê que, além de introduzir os artigos que compõem o dossiê, problematize o tema; g) atender às demandas e solicitações dentro do prazo estipulado pelos/as editores/as; h) ter comprometimento ético na condução de todo o processo de avaliação, edição e publicação do dossiê.
6.3 É vetado aos/às coordenadores/as compartilhar com pessoas estranhas à Revista Faces da História qualquer informação confidencial sobre os artigos em avaliação.
6.4 Casos omissos serão avaliados pelo Conselho Editorial da Revista Faces da História.

Nenhum comentário:

Postar um comentário