Resumo
A cidade é como um campo magnético que atrai reuni e concentra os homens. Cidades “imãs”, eram chamadas dessa forma porque nelas possuíam atrativos que conduziam a população do campo para o espaço urbano. Em Pau dos Ferros, município do Rio Grande do Norte não é diferente, considerado como uma região centralizada ela vem agregando ao longo do tempo um conjunto objetos espaciais que o transforma em uma região hierarquizada. Partindo disso, esse trabalho tem como objetivo analisar quais são os elementos urbanos que agem como um imã que atrai e reuni a coletividade, tomando como base a teoria de Rolnik.
A metodologia iniciou-se com levantamento de literatura que trata sobre o assunto em questão, busca informações em bancos de dados oficiais como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), trabalho de campo analisando e registrando os principais objetos urbanos e por fim, sistematização os dados em conjunto com base teórica para produção de resultados. Sendo assim, pode se concluir que os principais objetos urbanos que possui a capacidade de atração foram a Igreja Matriz, Mercado Público, Feira Livre e o Shopping pois, concentra elementos culturais, religiosos e econômicos em um único sítio. Vale ressaltar que esse estudo se torna relevante à medida que é possível perceber a escassez de trabalhos que proporcionem uma análise espacial no município em questão, de todo modo, assim, contribuindo para a esfera científica e social.
Palavras-chave
Campo magnético; Atrativos; Pau dos Ferros.
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