quinta-feira, 12 de novembro de 2020

CAPITAL SOCIAL E ASSOCIATIVISMO

 CAPITAL SOCIAL E ASSOCIATIVISMO: percepções de beneficiárias que participam de projetos de geração de renda no município de Buriticupu, MA

Resumo


As empresas têm vinculado a seus objetivos concepções e ações de responsabilidade social que podem alcançar dimensões legais, filantrópicas, éticas e econômicas. 

O presente estudo visa analisar as percepções de beneficiárias de projetos de geração de renda apoiados pela Fundação Vale e desenvolvidos pelo Instituto de Socioeconomia Solidária (ISES) em uma comunidade do município de Buriticupu, MA, sobre os efeitos resultantes dos projetos sociais que incentivam a formação de associações. 

Como método, utilizou-se a pesquisa exploratória, de campo com abordagem qualitativa. Foram entrevistadas todas as mulheres participantes de um projeto de geração de renda, totalizando 11 associadas. A coleta de dados contou com um roteiro de entrevistas que teve como referência o questionário integrado para medição do capital social (QI-MCS). Técnicas qualitativas do método de análise de conteúdo foram utilizadas para análise do material coletado. 

Resultados revelam que a formação do capital institucional fortalece o capital social de pequenos grupos e traz mudanças significativas no trabalho e no modo de vida das pessoas, especialmente na formação de capital humano. 

Pode-se concluir que associações criadas a partir de interesses de empresas podem apresentar, entre seus membros, divergência de objetivos, uma vez que o grupo do qual participam não foi criado por eles, mas pensado para eles. Por outro lado, o associativismo pode se configurar num espaço para a formação de capital social e este, por sua vez, pode contribuir para o desenvolvimento local, para o fortalecimento de ações coletivas e para a construção de espaços de participação social e política.

Palavras-chave


Gestão; Desenvolvimento Regional; Capital social Associativismo; Responsabilidade social

Texto completo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário