Período para submissão de artigos: 1° de maio de 2021 – 30 de agosto de 2021
Organizadores: Sin Yi Cheung (Cardiff University, UK ) ; Celi Scalon ( UFRJ) ; Fernando Tavares Jr.( UFJF)
MAIS INFORMAÇÕES: AQUI
Este número pretende reunir artigos originais que contribuam para o debate sociológico contemporâneo sobre a produção e reprodução das desigualdades. Apesar de ser um tema clássico da sociologia, a discussão sobre as múltiplas formas de estratificação e dinâmicas sociais que configuram trajetórias e oportunidades na sociedade contemporânea precisa ser atualizada e fortalecida.
Propomos tratar não apenas a mensuração das desigualdades sociais, mas também articular os complexos processos sociais a partir de novas evidências empíricas sobre distribuição de riqueza, bem-estar e oportunidades de vida no século XXI. Com uma perspectiva comparativa internacional, neste número pretendemos fornecer uma análise aprofundada da persistente e crescente desigualdade em todo o mundo que tem recebido cada vez mais atenção da sociologia contemporânea.
Os temas trazidos à luz em nossa proposta estão relacionados à distribuição espacial de grupos sociais e padrões de segregação; relações de trabalho e seu impacto nas chances de mobilidade; raça e etnia como aspecto-chave da diversidade responsável por níveis significativos de desigualdade; distribuição de riqueza em face das mudanças nas políticas sociais e nos regimes de governo.
Estaremos atentos às diferentes trajetórias de transição da juventude à idade adulta e à terceira idade. Também é digno de nota que os rumos dos sistemas sociais, como educação e trabalho, receberão atenção especial, pois esperamos fornecer novos insights sobre os percursos sociais que reproduzem ou mudam o curso das oportunidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário