O II Seminário Nacional de História Social dos Sertões, realizado em conjunto com a IV Jornada de História dos Sertões – Caminhos e Sertões: territórios e culturas, que será realizado do dia 4 a 7 de maio no modo virtual, está com inscrições abertas.
Em sua segunda edição, o Seminário é promovido pelo Mestrado em História dos Sertões (MHIST) do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN) e copromovido pelo Mestrado em Geografia do Ceres (GeoCeres), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) de Caicó.
O seminário procura proporcionar um compartilhamento de saberes acadêmicos sobre o domínio temático da História dos Sertões, com o comprometimento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
O tema em pesquisa no evento, a História dos Sertões, investiga os “novos modos de vida em espaços afastados de seu lugar de origem”, nesse caso, a Europa, e “vivências intercruzadas com os nativos encontrados nas novas terras e com as populações que vieram da Costa da África”, como introduz o site do evento.
Entre os palestrantes está Walnice Nogueira Galvão, professora e doutora pela USP, com pesquisas que se concentram na obra de Euclides da Cunha (autor de Os Sertões) e de Guimarães Rosa, além de crítica literária e cultural. Também conta com a participação de Márcio Roberto Alves dos Santos, mestre em história pela UFMG, especialista em formação territorial do interior do Brasil e colonização do sertão baiano e mineiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário