segunda-feira, 5 de abril de 2021

DIVULGAÇÃO: SEMINÁRIO - POR UMA LEITURA CRÍTICA DA CONJUNTURA A PARTIR DE MILTON SANTOS

UM PERÍODO, UMA CRISE: GLOBALIZAÇÃO E INSTABILIDADE DOS TERRITÓRIOS / POR UMA LEITURA CRÍTICA DA CONJUNTURA A PARTIR DE MILTON SANTOS

EM: 22 A 24 DE JUNHO DE 2021

À luz do sistema conceitual por ele proposto, vem se realizando interpretações de complexas situações geográficas que caracterizam o período atual, nos permitindo analisar questões histórico-estruturais e conjunturais que afetam particularmente os espaços da periferia do mundo. Daí falarmos na atualidade do pensamento de Milton Santos.

Entendemos que o tempo presente nos impõe outros tantos desafios analíticos e nos convida a desvelar e debater caminhos à ação emancipatória, considerando estarmos diante, a um só tempo, do aprofundamento da crise e de uma transição em marcha.

A leitura dos territórios permanece sendo nosso grande desafio e se coloca como um chamado vindo de múltiplas vozes que se expressam numa diversidade de ambientes acadêmico-científicos, escolares, artístico-culturais, assim como dos movimentos sociais.

Com este evento pretendemos, portanto, debater a atual conjuntura histórica sob a inspiração da proposta teórica de Milton Santos e identificar os processos e disputas contemporâneas pelos usos dos territórios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário