sexta-feira, 23 de abril de 2021

EXPANSÃO URBANA DE SÃO MIGUEL/RN: ANÁLISE NO RECORTE TEMPORAL DE 2000 A 2017

Autores:

Daniela de Freitas Lima; Almir Mariano de Sousa Junior; Francisco do O' de Lima Júnior; José Henrique Maciel de Queiroz

RESUMO 

O crescimento urbano brasileiro ocorreu mais intensivamente a partir do século XX, motivado especialmente pela industrialização e, a consequente migração do campesinato, isto é, foi a influência capitalista que consolidou a inversão urbano-rural que o país vivenciou a partir da década de 1970. 

O objetivo deste trabalho é analisar a expansão urbana do município São Miguel/RN mediante as dinâmicas territoriais a ele associadas. 

Para tanto, foram estudados dados sobre a população, economia, instrumentos de ordenamento territorial e loteamentos deste município no período de 2000 a 2017, obtidos por meio da coleta documental digital e em órgãos municipais; e de entrevistas com prefeito municipal, historiador e colunista, chefe do departamento de fiscalização de obras e com moradores de São Miguel/RN. 

Constatou-se que a expansão urbana recente da cidade de São Miguel/RN teve a influência de dinâmicas sociodemográficas, do crescimento do setor terciário, dos parcelamentos do solo urbano e dos direcionamentos existentes em legislação municipal. 

Palavras-chave: Crescimento urbano. Ordenamento territorial. Instrumentos legais urbanos. Especulação imobiliária. 

TEXTO COMPLETO: AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário