segunda-feira, 20 de junho de 2022

RIO GRANDE DO NORTE: CADERNO DE CARACTERIZAÇÃO DO ESTADO

APRESENTAÇÃO 

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, empresa pública federal constituída segundo a Lei nº 6.088, de 16 de julho de 1974, alterada pela Lei nº14.053 de 08 de setembro de 2020 abrange as demais bacias hidrográficas do estado do Rio Grande do Norte. 

O Caderno de Caracterização do estado do Rio Grande do Norte tem por objetivo subsidiar os processos de tomada de decisão que estabelecem as ações da Codevasf no estado compondo um panorama geral sobre o espaço geográfico de desenvolvimento de projetos da Companhia, além de servir de base para a definição e o acompanhamento das atividades desenvolvidas que visam impacto na melhoria de qualidade de vida e promoção do desenvolvimento sustentável do estado do Rio Grande do Norte. 

Mostra a sistematização e a consolidação de dados e informações mais atualizados sobre o estado. Esta publicação apresenta aspectos gerais relacionados à caracterização do estado, com parâmetros objetivos mínimos para o conhecimento do espaço de atuação da Codevasf, referenciando especialmente elementos relacionados aos recursos hídricos, infraestruturas presentes e indicadores sociais, ao clima, solos e vegetação predominante na região. 

A Codevasf utiliza para medir o impacto de suas ações, indicadores sociais: IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, Coeficiente de GINI, THEIL, IVS e IDEB. Neste trabalho os Indicadores foram espacializados para ilustrar a situação dos municípios que compõem as microrregiões de planejamento do estado. São apresentados os potenciais de desenvolvimento energético, mineral, de irrigação, industrial, turístico, agropecuário e de serviços que devem ser considerados nos processos decisórios de investimentos e interferências do poder público para catalisar o desenvolvimento regional, assegurando a melhor gestão dos recursos disponíveis. 

Este Caderno de Caracterização do estado do Rio Grande do Norte fornece subsídios à implementação de intervenções elencadas na Carteira de Projeto da Codevasf. É o instrumento de apoio aos estudos técnicos necessários ao planejamento estratégico e à realização de licitações para investimento de recursos públicos, em consonância com os instrumentos de planejamento da Companhia, como o Plano Diretor da Codevasf, o Plano Estratégico Institucional e o Plano Anual de Negócios, compondo o rol de documentos norteadores das ações da Companhia.

Documento completo: AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário