Organizadores:
José Geraldo de Vasconcelos Baracuhy
Dermeval Araújo Furtado
Paulo Roberto Megna Francisco
APRESENTAÇÃO
O presente volume da obra intitulada Tecnologias de convivência com o semiárido brasileiro originou-se de uma necessidade demandada pelo Cooperar que necessitava incluir no Projeto PB Rural Sustentável, em negociação com o Banco Mundial, uma relação de tecnologias que fossem capazes de reduzir, em anos de seca, as perdas dos pequenos produtores rurais beneficiados por ações do novo projeto na região semiárida paraibana.
O Cooperar recomendava que as tecnologias já tivessem sido testadas, comprovando eficiência e eficácia, e que fossem práticas bastante adotadas pelos pequenos produtores, por serem de baixo custo de implementação, possibilitando o seu acesso pelo público-alvo do projeto.
As tecnologias apresentadas neste livro irão servir como fonte de consultas para técnicos e, principalmente, como orientação para produtores interessados em adotar práticas que possibilitam uma melhor convivência do homem com o semiárido, notadamente naqueles anos de secas mais severas, pois são compostas de técnicas para captação, armazenamento e utilização da água, bem como para produção de alimentos para consumo humano e animal, tendo ainda aquelas destinadas à conservação dos recursos naturais.
Desta forma, este livro vem atender à solicitação do Cooperar, uma vez que, do elenco das tecnologias apresentadas, selecionamos catorze que serão financiadas pelo Componente de Acesso à Água e Redução da Vulnerabilidade Agroclimática do PB Rural Sustentável. As demais, considerando a viabilidade e suas especificidades, poderão ser implementadas por outros programas que apoiam ações de convivência e exploração racional do semiárido brasileiro.
Os autores, reunindo todos esses trabalhos neste livro, talvez nem se apercebam da importante contribuição que estão dando para a melhoria da qualidade de vida e a sustentabilidade das futuras gerações das famílias de pequenos produtores rurais que vivem na região semiárida. Portanto, esperamos que os leitores deste livro procurem disseminar e pôr em prática tudo que possa reverter em bons frutos para o homem sofrido da região semiárida.
LINK:
Nenhum comentário:
Postar um comentário