quinta-feira, 31 de maio de 2012

Ronaldinho sai do Flamengo, mas torcida pode ficar tranquila...

Após muita confusão e erros absurdos de ambos os lados, é noticiado o fim da passagem de Ronaldinho Gaúcho no Flamengo. Caso a notícia não se confirme, a torcida do Fla pode lamentar. A saída do meia é a única solução para os problemas que já se arrastam há meses na Gávea. Não existe nenhuma outra forma de salvar a relação entre clube e jogador, destruída por erros grosseiros de ambas as partes e construídos desde a contratação de R10. É preciso que o Flamengo aprenda alguma coisa com esse ridículo caso que tomou proporções grandes demais.

Sobre a situação de Ronaldinho e seus salários atrasados, é inadmissível que um clube assuma compromissos que não pode cumprir. Isso é uma tônica das administrações do Flamengo, que se preocupa primeiro em assegurar um reforço ou anunciar uma novidade para só depois pensar em formas de fazer as contas fecharem. Não por acaso, raramente - quase nunca - fecham. O Fla é o clube que diz que o dinheiro acabou e, 90 dias depois, anuncia Adriano como reforço. 

Dentro da realidade do futebol brasileiro, pagar mais de um milhão de reais por mês para um jogador é absurdo (isso sem entrar na questão do "quanto vale R10", ao menos por enquanto), especialmente nas condições que o Flamengo se dispôs a fazê-lo, completamente dependente da Traffic para realizar os pagamentos. A própria Traffic é vilã no caso, por ter participado passivamente do leilão entre Flamengo e Palmeiras quando Ronaldinho estava disponível no mercado apenas para inflacionar o salário do jogador e valorizar a transferência. Agora a conta ficará para o Rubronegro, acionado na Justiça para pagar as cifras que deve ao jogador depois de todos os atrasos de ordenado.

Esportivamente falando, Ronaldinho Gaúcho acabou. Ronaldinho Gaúcho não quer mais ser jogador de futebol de alto nível. Ronaldinho Gaúcho quer festas, e ninguém pode julgá-lo por isso. O erro foi terem apostado tantas fichas em um atleta que já dava indícios de suas reais aspirações há muito tempo, desde quando saiu do Barcelona. Na Europa mesmo, R10 foi criticado pela vida repleta de baladas e minguante de futebol. Já no Brasil, o Flamengo poderia ter lidado com os deslizes profissionais de R10 de muitas maneiras, mas passou a mão na cabeça do meia enquanto ele fazia dois gols e dava um assistência por mês no ano passado. 

Enquanto a torcida aplaudia Gaúcho, ele podia fazer o que quisesse fora de campo. Quando vazou a notícia dos atrasos de pagamento, isso virou desculpa para justificar as faltas, atrasos e más exibições de Ronaldinho. Deivid, que não recebia há meses e ouviu desaforo de dirigente nos corredores da Gávea, batia cartão pontualmente no Ninho do Urubu e ia para campo sem inventar desculpas; era ridicularizado pelos torcedores por um gol perdido. Isso é Flamengo.

E agora, para onde irá R10? Impossível acreditar que qualquer clube sério ainda deseje o jogador. Ronaldinho deve mesmo ir para as Arábias encher (mais ainda) os bolsos. Os Sheiks que se preparem!

Sobre Assis, irmão e agente de Ronaldinho, não há o que falar. Foi covarde na negociação de R10, deu várias declarações equivocadas ao longo do imbróglio com o clube, protagonizou um papelão na loja do Flamengo e é investigado por um possível desvio de verbas em projetos sociais. Além de péssimo empresário, mostra ser pior ainda em outros aspectos. Indigno de considerações.

Para finalizar, o que dizer da "organização" do Flamengo? No clube, mandam todos e ninguém. Cada cartola fala o que bem entender e os outros que se virem para apagar os incêndios. O Fla foi capaz de queimar o seu maior ídolo e profissional sabidamente competente, Zico, por conta de dissidências políticas dentro da Gávea. Onde está Patrícia Amorim? No início parecia se tratar de uma comandante com ideias que fugiam dos "lugares-comuns" que regem o futebol semi-amador do Brasil, mas logo se perdeu em meio ao caos político que é - há muito tempo - o Flamengo. Faltou pulso.

Em uma tentativa de mudar o foco, surgiu essa semana a informação de que a Adidas estaria interessada em substituir a Olympikus como fornecedora de material esportivo para o Flamengo. Os valores seriam maiores do que os que o clube recebe hoje e foram apresentados para a Olympikus para que ela possa, se quiser, cobrir a proposta. O Fla vai agora fazer seu próprio leilão em busca de novos trocados, um direito inalienável do clube, que precisa mesmo de novas cifras no cofre. 

Mas não é tão simples assim: como fica a questão do Museu do Flamengo e da grande loja oficial que vinham sendo tocadas em conjunto com a Olympikus? Os investimentos já feitos, os valores por quebra de contrato e outros tantos pontos burocráticos no negócio? São apenas mais ingredientes que prometem criar ainda mais confusão dentro do Fla.

Mas a torcida Rubronegra pode ficar tranquila! Bruno vem aí...

São muitas emoções, bicho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário