Neste tempo em que muitos ‘especialistas’
passaram a demonstrar uma enorme preocupação com a educação é conveniente
apresentar algumas informações sobre o assunto... e também alguns ‘pitacos’.
O que é nucleação?
A nucleação consiste em agrupar
várias escolas, antes isoladas nas propriedades rurais, em um núcleo central,
onde seria possível fornecer recursos humanos e materiais mais adequados ao
ensino-aprendizagem.
É claro que o modelo de
nucleação merece reflexões. É claro que a educação merece e deve ser sempre
foco do debate, mas é indispensável que se estabeleça um debate minimamente
consistente.
Leiam sobre a experiência adotada
por Patos de Minas – Minas Gerais:
Em
1990, a rede municipal rural era composta de 80 escolas
isoladas e multisseriadas localizadas nas diversas comunidades e vilas
do município.
A
qualidade de ensino/aprendizagem fica geralmente comprometida pela dificuldade
de construir condições adequadas ao bom desenvolvimento profissional. Uma das
medidas adotadas para elevar a qualidade das escolas foi a criação de pólos de
concentração de alunos, professores, equipamentos, materiais e serviços de
apoio médico-odontológico – as chamadas escolas nucleadas (SHER – 1996, p.23)
Nesse
sentido, no município de Patos de Minas, o processo de nucleação teve inicio em
1990 e alcançou seu auge na administração 1997-2000. Até 1996 haviam 24 escolas
nucleadas em cinco pólos. Em 1998, esse número passou para praticamente 100%
das escolas isoladas, formando nove núcleos, nas comunidades.
É o melhor modelo? Não tenho
a resposta e os candidatos poderiam informar suas opiniões.
Ao que parece o processo de
nucleação tem sido o modelo mais utilizado. A atuação do MEC, através do
Programa Caminho da Escola, fornecendo financiamento para aquisição de veículos
para o transporte dos alunos parece indicar o apoio a nucleação.
Bem, voltemos a outro
aspecto relevante: até que ponto a experiência de Classes Multisseriadas é
satisfatória?
Numa escola com apenas 14
alunos é possível dividi-los por séries? É viável o aprendizado com turmas com
dois alunos ou um?
A opção a nucleação é a existência
de Classes Multisseriadas ou o modelo defendido por alguns que gostam de manter
as crianças isoladas, com classes seriadas com dois, três alunos...
Um município com mais de 90%
da população vivendo na cidade, com duas ou três regiões rurais mais povoadas
deve priorizar qual modelo de organização de sua rede?
O que fazer com as
estruturas das escolinhas? Que tal repassá-las para as Associações Rurais que
atuam em cada região, firmar parcerias para que a prefeitura ajude na
transformação dos espaços em ambientes de convivência social, educacional e
cultural para os moradores de cada região.
Com a palavra as futuras ‘excelências’...
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