sexta-feira, 31 de agosto de 2012

EDUCAÇÃO RURAL: A EXPERIÊNCIA DA NUCLEAÇÃO...



Neste tempo em que muitos ‘especialistas’ passaram a demonstrar uma enorme preocupação com a educação é conveniente apresentar algumas informações sobre o assunto... e também alguns ‘pitacos’.

O que é nucleação?

A nucleação consiste em agrupar várias escolas, antes isoladas nas propriedades rurais, em um núcleo central, onde seria possível fornecer recursos humanos e materiais mais adequados ao ensino-aprendizagem.

É claro que o modelo de nucleação merece reflexões. É claro que a educação merece e deve ser sempre foco do debate, mas é indispensável que se estabeleça um debate minimamente consistente.

Leiam sobre a experiência adotada por Patos de Minas – Minas Gerais:

Em 1990, a rede municipal rural era composta de 80 escolas isoladas e multisseriadas localizadas nas diversas comunidades e vilas do município.

A qualidade de ensino/aprendizagem fica geralmente comprometida pela dificuldade de construir condições adequadas ao bom desenvolvimento profissional. Uma das medidas adotadas para elevar a qualidade das escolas foi a criação de pólos de concentração de alunos, professores, equipamentos, materiais e serviços de apoio médico-odontológico – as chamadas escolas nucleadas (SHER – 1996, p.23)

Nesse sentido, no município de Patos de Minas, o processo de nucleação teve inicio em 1990 e alcançou seu auge na administração 1997-2000. Até 1996 haviam 24 escolas nucleadas em cinco pólos. Em 1998, esse número passou para praticamente 100% das escolas isoladas, formando nove núcleos, nas comunidades.

É o melhor modelo? Não tenho a resposta e os candidatos poderiam informar suas opiniões.

Ao que parece o processo de nucleação tem sido o modelo mais utilizado. A atuação do MEC, através do Programa Caminho da Escola, fornecendo financiamento para aquisição de veículos para o transporte dos alunos parece indicar o apoio a nucleação.

Bem, voltemos a outro aspecto relevante: até que ponto a experiência de Classes Multisseriadas é satisfatória?

Numa escola com apenas 14 alunos é possível dividi-los por séries? É viável o aprendizado com turmas com dois alunos ou um?

A opção a nucleação é a existência de Classes Multisseriadas ou o modelo defendido por alguns que gostam de manter as crianças isoladas, com classes seriadas com dois, três alunos...

Um município com mais de 90% da população vivendo na cidade, com duas ou três regiões rurais mais povoadas deve priorizar qual modelo de organização de sua rede?

O que fazer com as estruturas das escolinhas? Que tal repassá-las para as Associações Rurais que atuam em cada região, firmar parcerias para que a prefeitura ajude na transformação dos espaços em ambientes de convivência social, educacional e cultural para os moradores de cada região.

Com a palavra as futuras ‘excelências’...



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