quarta-feira, 9 de setembro de 2015

RN: operação carro pipa custará R$ 30 milhões em seis meses

O Governo do Estado vai anunciar na próxima segunda-feira a edição do segundo Plano Emergencial de Combate à Seca, oito meses depois de lançar o primeiro em janeiro deste ano. Dessa vez, somente para cobrir os gastos com carros-pipa para os próximos seis meses vai pedir R$ 30 milhões ao Ministério do Interior [mais conhecido como Integração Nacional]. 

Pelo quarto ano consecutivo a seca atinge o Rio Grande do Norte, que tem 153 de seus 167 municípios em estado de emergência decretado pelo Governo do Estado. O decreto de emergência, válido até 4 de outubro, deverá ser reeditado, mas permanecerão os mesmos municípios.

Segundo a Companhia de Estadual de Águas e Esgotos (Caern), a seca provocou o rodízio de abastecimento em 35 municípios potiguares e colapso total em 12, que recebem água através de carros-pipa. 

O secretário de Recursos Hídricos do Estado José Mairton de França explicou  que a ampliação do plano é necessária diante do agravamento da crise de água no interior do Estado provocada pelo prolongamento da estiagem no Rio Grande do Norte.

Mesmo com a situação crítica, o Comitê de Combate aos Efeitos da Seca ainda não foi reativado. Ontem, sob o comando da secretária chefe do Gabinete Civil do Estado, Tatiana Mendes Cunha, foi realizada uma reunião com participação de representantes da Semarh, Caern, Instituto de Águas do RN (Igarn), Secretaria de Agricultura e Emater, além da Defesa Civil, para tratar da elaboração do Plano Emergencial. 

José Mairton de França explicou que o plano será elaborado pela Defesa Civil com a colaboração dos diversos órgãos do governo diretamente ligados com as questões relacionadas à estiagem. Segundo ele, o plano será apresentado ao governador Robinson Faria, a quem caberá aprová-lo ou não.   

Nesta segunda fase do plano, além da solicitação de mais recursos junto ao governo federal, o RN vai pedir  a ampliação das medidas de combate aos efeitos da estiagem, que incluem perfuração, instalação e recuperação de poços, recursos para forragem animal. 

A primeira fase está em execução e diz respeito, exclusivamente, aos recursos hídricos como a perfuração de poços. José Mairton de França frisou que a atual gestão já perfurou 300 poços nestes primeiros sete meses de administração. “É mais que a média dos últimos quatro anos”, argumentou. 

Em quatro anos da administração estadual passada, foram perfurados 223 poços, comparou o secretário de Recursos Hídricos. Dos 300 poços perfurados, os técnicos da Secretaria já fizeram os testes de vazão em 250 situados em municípios com desabastecimento provocado pela seca. 

De acordo com o secretário, o propósito é agilizar os processos da locação à fase de testes para a liberação do chafariz para consumo da população nas áreas mais castigadas pela seca. Até dezembro, informou o secretário, devem ser perfurados 500 poços.
---------------------------------------------------------------------------------
O "novo Plano" é mais do mesmo (perfuração de poços e carro pipa). A secretaria de Recursos Hídricos poderia cuidar dos dessalinizadores instalados, pois muitos estão com problemas e as prefeituras não conseguem recuperá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário