quinta-feira, 15 de outubro de 2015

O MI MI MI DO HUB

A holding Latam, formada pelas companhias aéreas TAM e LAM, realiza hoje (15) mais uma série de reuniões com os estados que disputam a instalação do centro de conexões do grupo no Nordeste, o chamado hub. 

O foco da reunião é a apresentação do relatório da consultoria Arup, que analisou a infraestrutura aeroportuária do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. O RN será o último estado a ser recebido pela TAM, em reunião às 17h, em Brasília. A companhia confirmou o encontro.

Pelo estado potiguar, participam apenas o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar, e a secretária adjunta de Planejamento e Finanças, Vera Guedes, além de três representantes do Consórcio Inframérica, que detém a concessão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante. De acordo com Gaspar, a reunião terá perfil "100% técnico". "E, ao meu ver, este é o relatório que vai definir qual estado receberá o hub", informou Gaspar.

O governador Robinson Faria, os prefeitos de Natal, Carlos Eduardo Alves, e São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, não foram convidados para o encontro.

Há um mês, a companhia realizou uma rodada de reuniões para apresentação do relatório da consultoria Oxford Economics, que analisava o aspecto econômico do investimento. À época, o relatório informou que, apesar de ter pontos mais vantajosos, como a localização geográfica e um impacto maior do investimento sobre o Produto Interno Bruto (PIB), o RN também era o estado mais "caro" para instalação do hub.

De acordo com Ruy Gaspar, é possível que o relatório da Arup traga definições sobre ajustes necessários à infraestrutura aeroportuária do RN. "Com certeza teremos ajustes que a Inframérica se prontificará a fazer. Só que, mesmo com ajustes, aqui ainda será mais fácil do que Ceará e Pernambuco, que precisam de novos aeroportos e que dependem da Infraero, uma empresa do Governo Federal", pontuou.

O jornal O Povo, do Ceará, publicou matéria hoje detalhando o encontro. Segundo o matutino, pelo estado participam o governador Camilo Santana e o secretário de Turismo do estado, Arialdo Pinho, que pretendem apresentar "estratégias" para a instalação do hub no Ceará.

Polêmica

Ontem, em audiência no Congresso Nacional sobre as mudanças no ICMS, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, soltou uma declaração polêmica sobre uma suposta influência do Governo Federal para que o hub da Latam se instale no Ceará. Segundo o ministro, o hub traria “uma nova esperança não só para o Ceará, mas para todos os Estados do Nordeste".


O secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar, disse não querer acreditar que o Governo Federal tenha trabalhado para influenciar a decisão de uma empresa privada. "Não quero acreditar que isso tenha acontecido, mas sempre tive receito desse tipo de ingerência federal. Mas, se por acaso existiu, isso foi por água abaixo, pois vazou para a imprensa nacional", considerou Gaspar.

Repúdio 

A declaração do ministro da Fazenda sobre o suposto empenho do governo federal para favorecer o estado do Ceará na disputa pelo hub gerou repúdio dos parlamentares e do governador do Rio Grande do Norte, que estavam reunidos com instituições do estado, ontem (14), para debater sobre a destinação das emendas coletivas ao Orçamento 2016.

Em nota, os parlamentares e o governador criticaram a declaração de Joaquim Levy, afirmando ainda que receberam com "estranheza a declaração tendenciosa do ministro da Fazenda". "Afinal, espera-se a isenção do Poder Executivo quando estados do Nordeste disputam investimentos privados que podem alavancar a economia local e garantir a geração de milhares de empregos".

Ainda na nota, a bancada reafirmou "a expectativa de que não haja interferência do governo federal na escolha pelo estado que irá sediar o hub da Latam" e que deseja "que tal decisão seja feita estritamente baseada em critérios técnicos".

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A empresa de consultoria contratada pelo grupo Latam recomendou que o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves siga o plano de expansão do terminal. Os requisitos técnicos de infraestrutura para a instalação do centro de conexões da companhia no Nordeste foram apresentados nesta quinta-feira (15) para as secretarias estaduais do Rio Grande do Norte, Ceará e Pernambuco, autoridades da Secretaria de Aviação Civil (SAC) e Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Para os aeroportos de Natal e Fortaleza, a consultoria recomendou a execução da expansão orgânica dos terminais existentes, com o aumento das áreas de terminal e a construção de um píer em continuidade ao atuais. 


Já para Recife, a recomendação foi a construção de um novo terminal ao lado da pista que fica oposto ao atual, requerendo a desocupação da base militar.

Segundo o estudo da Arup, todos os três aeroportos precisariam de expansões para a instalação do hub. O grupo Latam prevê que, em 2038, o número de passageiros chegue a 3,2 milhões por ano, em 36 aeronaves operadas diariamente e simultâneo (mais de 4 mil passageiros na hora-pico).

Cada um dos aeroportos candidatos no Nordeste do Brasil estará bem posicionado para acomodar os objetivos do hub do Grupo LATAM, se os investimentos recomendados forem realizados na expansão e na adaptação da infraestrutura para o centro de conexões”, afirma Susan Baer, líder de Aviação para as Américas da Arup.

Antes da reunião o secretário de turismo do Rio Grande do Norte, Ruy Gaspar, que viajou a São Paulo acompanhado da secretária adjunta de Planejamento e Finanças, Vera Guedes, afirmou acreditar que o encontro definiria qual estado receberá o hub. 

Esse foi o segundo estudo técnico apresentado pela Latam para os estados que disputam o hub. Em setembro, a Oxfords Economics mostrou os resultados da avaliação de impactos econômicos e sociais do centro de conexões. 

À época, o relatório informou que, apesar de ter pontos mais vantajosos, como a localização geográfica e um impacto maior do investimento sobre o Produto Interno Bruto (PIB), o RN também era o estado mais "caro" para instalação do hub.


TRIBUNA DO NORTE

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