segunda-feira, 13 de março de 2017

SEMIÁRIDO: Seminário discute alternativas para produção em períodos de seca prolongada

Durante os dias 14 e 15 de março, a Embrapa Semiárido promove o Seminário Convivência Produtiva com a Seca: Soluções Tecnológicas e Estratégias de Ação, que visa discutir as alternativas para produção mesmo nos períodos mais longos de estiagem. No evento, que acontece no auditório da empresa, em Petrolina-PE, serão apresentadas e discutidas tecnologias desenvolvidas por instituições de pesquisa, além de experiências exitosas da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) e de agricultores familiares e produtores rurais.
O seminário é voltado para técnicos, produtores rurais, instituições públicas, sociedade civil e prefeituras, governos e secretarias de agricultura dos estados e municípios que formam o Semiárido. “Estamos há cinco anos enfrentando uma estiagem severa na região, e tudo indica que teremos mais um ano de seca pela frente. Daí a ideia de reunir este público para apontar soluções e discutir estratégias de como conviver melhor com este cenário adverso”, explica o chefe-geral da Embrapa Semiárido, Pedro Gama.
Na programação do seminário estão previstos três painéis, que englobam temas como o cenário climático da seca prolongada e seus impactos no Bioma Caatinga, soluções tecnológicas e experiências produtivas na pecuária e gestão e uso da água na produção agropecuária. Em cada um deles haverá palestras de especialistas da Embrapa e de instituições parceiras, além de relatos de experiências de produtores que estão conseguindo aproveitar de forma eficaz a pouca água disponível em suas propriedades.
Para o chefe-geral da Embrapa Semiárido, esse formato é mais proveitoso do que apenas as apresentações técnicas, pois permite o intercâmbio de conhecimento entre pesquisadores, agricultores familiares, produtores rurais e gestores públicos. ''É muito mais impactante ter os relatos, até como validação da pesquisa, porque as experiências dos agricultores retratam inclusive ações que foram resultados de recomendações técnicas da Embrapa ou de outras instituições”, ressalta.
Para encerrar o evento, todos os participantes poderão dar suas contribuições por meio de trabalhos em grupos, nos quais serão discutidas as estratégias possíveis e necessárias para salvar os rebanhos, manejar a Caatinga e gerir a água de forma a garantir produção no atual contexto de estiagem prolongada. Ao final, deverá ser elaborado um documento, que servirá como subsidio para as políticas públicas e ações dos governos municipais e estaduais voltadas para a convivência com a seca.
O Seminário é gratuito e aberto à participação de todos os interessados. As inscrições podem ser feitas pelo email cpatsa.chtt@embrapa.br, pelo telefone (87) 3866-3617 ou no dia e local do evento. Acesse aqui o cartaz e a programação.
EMBRAPA SEMIÁRIDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário