segunda-feira, 21 de maio de 2018

Desenvolvimento no Nordeste sob a ótica do novo paradigma: uma análise dos governos FHC e Lula

Resumo 

Ao longo de toda sua história o Nordeste brasileiro mostrou-se uma região heterogênea em diversos aspectos, entre esses se destaca o socioeconômico. Região essa formada por uma área litorânea dinâmica, mas com uma grande desigualdade da renda, por um interior caracterizado pelas secas, pelo atraso no seu sistema de produção, pela falta de educação escolar, pela pobreza e por várias outras características (ou estereótipos). 

Tendo como referencial teórico o debate sobre o desenvolvimento regional a partir da ótica do novo paradigma do desenvolvimento, o objetivo central desta publicação é apresentar a situação socioeconômica da população nordestina englobada no cenário nacional no período focal dos mandatos presidenciais de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. 

A partir desta questão geral, buscou-se no trabalho responder as seguintes questões: quais fatores – políticos, econômicos, etc. – fizeram parte da formação da característica socioeconômica do Nordeste a partir do Século XX? Qual cenário político-socioeconômico foi verificado no Nordeste e no Brasil ao final do último mandado dos Governos Lula e quais as questões socioeconômicas mais críticas do Nordeste deixadas para os próximos governos? A caracterização da população nordestina, enfatizada pela miséria pela falta de educação (ainda no período enfatizado pela pesquisa) retrata a situação socioeconômica da Região? 

Este trabalho tem como tema e recorte temporal focal a trajetória socioeconômica do Nordeste entre a segunda metade dos anos de 1990 e toda a década 2000; o recorte espacial é a área político-administrativa demarcada pelo Estado que compõe a Região Nordeste. 

A publicação tem um caráter descritivo, com um texto apresentado com informações quali-quantitativas, sendo essa baseada em um material bibliográfico e documental devido à amplitude espacial e periódica da análise; os dados quantitativos esboçaram as condições econômicas e sociais gerais do Nordeste no período em questão, tendo como referência comparativa os dados globais do Brasil no mesmo período. 

Palavras-chave: Nordeste. Governos FHC e LULA. Desenvolvimento.

AQUI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário