sexta-feira, 8 de março de 2019

ENCANTO/RN: Mais um município que 'embarca' no Regime Próprio de Previdência Social

PUBLICADO EM 08-03-2019


Todas as gestões municipais que iniciam a implantação do RPPS só apontam 'vantagens' para os servidores.

A primeira pergunta que faço: você acredita realmente nisso servidor público municipal? E, logo em seguida, porque QUASE TODOS os RPPS implantados apresentam desequilíbrios atuariais?

Não precisa ser um 'gênio' para perceber os riscos que o RPPS representa para os servidores e também para a gestão municipal. No início tudo é muito bom, maravilhoso... Aí, à medida que o tempo passa e os desequilíbrios se avolumam vem a conta. Adivinhem quem pagará?

Olhem o que vem ocorrendo com o Regime Próprio do RN.

Outra pergunta que costumo fazer aos vibrantes 'defensores' do RPPS: Quantos servidores municipais têm conhecimentos técnicos para gerenciarem a Autarquia Municipal?

Você se sente mais seguro (lembrem-se que prefeitos podem ser trocados de 4 em 4 anos) deixando suas contribuições previdenciárias nas mãos de 'indicados' pelos prefeitos ou do INSS?

Apoiadores e adversários políticos dos prefeitos têm o mesmo acesso e o mesmo tratamento nas diferentes gestões? Se a resposta for 'não'. 

Logo, pergunte-se: Quem garante que o RPPS não será utilizado para criar dificuldades para quem 'não comer' na mão do gestor municipal? (lembrem-se que prefeitos podem ser trocados de 4 em 4 anos).

O atual prefeito, nem NINGUÉM, não pode dá garantia para além de sua gestão. Alertar que o gestor municipal pode responder por 'ingerências' no RPPS é o mesmo que alertar sobre a possibilidade de punição para atos de corrupção. Todos sabem dos riscos, mas muitos não se contentam e metem a mão em recursos da merenda escolar, da saúde... Certo?

Basta entrar um prefeito que tenha um espírito mais buliçoso para se esbaldar no cofre do RPPS. Aí Inês já será morta!

Todos os servidores municipais participaram do seminário? Entenderam tudo? NÃO?

Apenas mais um alerta: "Estudo realizado pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Econômicos (DIEESE) aponta que dos 20 municípios do Rio Grande do Norte que criaram Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) 18 se encontram com déficit atuarial." (AQUI). Os dados foram pesquisados em 2014. A situação melhorou ou piorou? Basta ouvir a choradeira dos prefeitos sobre a quebradeira das prefeituras do RN desde a época para cá.

Apenas um aperitivo: AQUI / AQUI / AQUI / AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário