quarta-feira, 1 de abril de 2020

Necessidades de Infraestrutura do SUS em Preparo à COVID-19

Necessidades de Infraestrutura do SUS em Preparo à COVID-19: Leitos de UTI, Respiradores e Ocupação Hospitalar

Beatriz Rache, Rudi Rocha, Letícia Nunes, Paula Spinola, Ana Maria Malik e Adriano Massuda


Nota Técnica nº 3
Pouco mais de três semanas após o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus (causador da COVID-19) ter sido registrado no Brasil, o Ministério da Saúde declarou em 20 de março de 2020 o reconhecimento da transmissão comunitária do vírus em todo o território nacional. Nesta data, foram contabilizados 904 casos confirmados em 24 estados do país, além do Distrito Federal, e 11 óbitos nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. 
Em função do alto grau de transmissibilidade da doença, espera-se um aumento exponencial de casos nos próximos dias, que deve perdurar durante os próximos meses. Como se verifica em outros países, é provável que os efeitos da pandemia sejam diferenciados entre as regiões do país. 
Nos locais mais afetados espera-se um rápido aumento na demanda por serviços de saúde, principalmente por leitos hospitalares em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para suporte ventilatório mecânico em quadros de síndrome respiratória aguda. 
Por essa razão, é essencial identificar regiões mais vulneráveis, otimizar o uso de serviços existentes e dimensionar recursos que serão necessários para fortalecer a capacidade de resposta do sistema de saúde em âmbito regional e local.
Mais informações no site do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário