Pau dos Ferros: mercado imobiliário aquecido ou temos uma ‘bolha’?
O mercado imobiliário em Pau dos Ferros passa por um momento exuberante, mas existem algumas precauções que os interessados neste tipo de investimento devem considerar.
A primeira precaução deve ser a rentabilidade desse tipo de investimento.
Caso a ideia seja comprar o imóvel para alugá-lo é conveniente calcular a taxa de retorno (taxa de aluguel), que pode ser expressa, de forma bastante simplificada, como o valor do aluguel sobre o preço do imóvel – por exemplo, se o imóvel tem o valor de R$ 100 mil e o aluguel tem o valor de R$ 500, a taxa de aluguel é 500/100 mil = 0,50%. É bom lembrar que essa é apenas uma representação grosseira do verdadeiro retorno do investimento imobiliário, pois o número de variáveis envolvidas é bem maior.
Já o investidor interessado em ganhos de capital (valorização do imóvel) deve recordar a regra básica do bom investidor: “comprar na baixa para vender na alta”.
Outra precaução que o comprador deve ter é com a localização do imóvel. Verificar as condições de acesso, existência de serviços básicos (energia, água, esgoto, coleta de lixo, etc.), existência de equipamentos públicos (escolas, centros de saúde, equipamentos de lazer, etc.), observar a presença de estabelecimentos e atividades que gerem poluição sonora, ambiental, enfim, que sejam incompatíveis com uma área residencial.
Nos casos em que o imóvel é adquirido para uso do proprietário e por financiamento, também é importante bastante atenção com as cláusulas dos contratos.
O momento é de aquecimento do mercado e os preços de alguns imóveis já ultrapassaram até a barreira da racionalidade, além disso, são inúmeros projetos de loteamentos em andamento que podem causar uma acomodação e até uma redução dos preços, portanto, cuidado redobrado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário