sábado, 15 de outubro de 2011

Caern: diagnóstico de 57 lagoas de tratamento de esgotos sanitários


A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) concluiu os estudos ambientais das 57 lagoas de tratamento de esgotos em 39 municípios do Estado, traçando diagnóstico de cada uma.

O Relatório mais as Certidões de Uso e Ocupação do Solo, fornecidas por dez prefeituras que atenderam a solicitação da empresa, foram encaminhados ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), para análise e emissão da Licença de Regularização de Operação.

A maioria dessas lagoas foi construída pelas prefeituras e, posteriormente, entregues à Caern, algumas delas com mais de 20 anos de existência.

Para realizar o diagnóstico das lagoas, a Companhia pesquisou o entorno de cada unidade, os espaçamentos, topografia, geologia e geomorfologia (formas de relevo sobre a superfície da terra), a distância entre a área urbana (se o local é adequado), entre outras informações.

Tudo está sendo feito para que as estações de tratamento de esgotos funcionem de forma adequada, sem comprometer o meio ambiente.

ACOMPANHAMENTO

O técnico Marcos Antônio Freire da Costa Júnior, que vem acompanhando os estudos na Assessoria de Licenciamento Ambiental da Caern (ALA), afirma que o trabalho foi realizado durante oito meses, em cada município e agora a empresa possui 57 memoriais de cada sistema de tratamento.

Até o momento, as prefeituras que enviaram certidões de Uso e Ocupação do Solo, foram Lajes Pintadas, Santo Antônio, Acari, Currais Novos, Florânia, Lagoa Nova, Parelhas, Afonso Bezerra, Carnaubais e Pendências.

Ele acredita que os prefeitos dos municípios restantes que receberam ofícios e visitas da Caern, estão providenciando o documento indispensável à legalização dos sistemas.

A assessora de Licenciamento Ambiental, Silvana Fernandes Vilar, destaca que o diagnóstico é essencial para que a Caern tenha condição de corrigir eventuais falhas nos sistemas de tratamento de esgotos.

Com estudos concluídos, afirma Silvana, cada uma das 57 lagoas agora tem um memorial descritivo que está sendo encaminhado ao Instituto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Idema) para obter a Licença de Operação.

Esta licença será renovada anualmente, se atender exigências das normas vigentes. Silvana ressalta ainda que atualmente a população é mais exigente e quer que a prestadora de serviço obedeça critérios previstos na legislação, adequando toda estrutura aos padrões de qualidade para a saúde e bem-estar dos habitantes.

A Caern vai continuar o monitoramento das lagoas, realizando as adequações necessárias à obtenção de um tratamento de esgotos eficiente a fim de evitar poluição ao meio ambiente.

Fonte: CAERN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário