terça-feira, 18 de outubro de 2011

NOTÍCIAS DE ECONOMIA


Vivo quer crescer no Nordeste

Líder em telefonia celular no Brasil, a Vivo fica na lanterna de mercado em seis estados do Nordeste. Para tentar reverter a situação, a empresa recorreu a seu garoto-propaganda mais ilustre e deve estrear, no fim de outubro, uma campanha com Pelé destinada a Ceará, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba e Piauí.

Nesses estados, Oi e TIM disputam a liderança, com mais de 30% de participação cada uma. A Vivo fica em quarto lugar, com menos de 10% dos clientes. Pelé, que tem contrato com a operadora até a Copa de 2014, gravou três filmes da campanha criada pela agência Africa no início de outubro. Neles, o eterno rei do futebol vai divulgar promoções e planos para os consumidores da região.

Schincariol agora é japonesa...

Executivos japoneses da cervejaria Kirin começam a assumir postos de comando na Schincariol. A cervejaria pagou 3,95 bilhões de reais por 50,45% pertencentes aos irmãos Alexandre e Adriano Schincariol.

Enquanto isso os irmãos Gilberto, José Augusto e Daniela Schincariol, donos de 49,55% da empresa, tentam reverter o negócio na Justiça.

Novo recorde do agronegócio

Os números oficiais mais recentes publicados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento mostram que o agronegócio registrou um saldo comercial recorde de US$ 71,98 bilhões nos doze meses encerrados em agosto de 2011.

Apenas para efeito de comparação, apesar de que os modelos de cálculo são ligeiramente diferentes, os EUA, maiores produtores e fornecedores de alimentos para o mundo, estimam um saldo 40% inferior ao nosso para o mesmo período, ou cerca de 43 bilhões de dólares.

Lembrando que a balança comercial brasileira fechou 2010 com um saldo positivo de US$ 20,3 bilhões não é preciso ser brilhante matemático para entender que setor é que realmente faz os números de nosso comércio internacional.

Energia solar: a Bahia é ‘porreta’

Que grande jogada de marketing, provavelmente impensada: unir a magia do futebol, o charme imbatível da Bahia mais o apelo ecológico da energia renovável (e bem a energia solar, matéria prima que não falta nos céus baianos ao longo do todo o ano).

A proeza se deve ao Programa de Eficiência Energética da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) e está representada por uma cobertura de paineis fotovoltáicos na arena Pituaçu, em Salvador, de propriedade do Governo do Estado.

Esperando-se que esteja em operação até o final deste ano, a cobertura total do estádio é programada para gerar anualmente até 630 MW/h, carga 75% maior do que o consumo de energia da arena ao longo de um ano.

Fonte: Blogs de Exame

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