sábado, 11 de fevereiro de 2012

Escola Public Choice (escolha pública)


Public choice: aponta as falhas do governo para demonstrar que muita intervenção provoca ineficiências: mais gastos; maior déficit público.

Ao longo das últimas décadas, a concepção do Estado como «corretor» das falhas de mercado tem vindo a ser crescentemente questionada. A análise dos pressupostos justificativos da intervenção governamental na economia e o estudo da forma como essa intervenção tende a desenvolver-se na prática têm feito crescer o número daqueles que olham com ceticismo as «miraculosas» soluções estatais. Daí a busca de alternativas que permitam – simultaneamente – evitar intervenções de consequências nefastas e promover o eficiente desempenho das funções fundamentais do Estado.

Estes estudos, que no fundo visam conseguir uma análise realista e teoricamente consistente do processo político, da ação coletiva e das práticas governativas, deram origem, no âmbito da Economia e da Ciência Política, a uma nova abordagem: a «teoria da escolha pública» (public choice, na terminologia anglo-saxônica), que consiste, grosso modo, na aplicação da análise econômica à política.

TEORIA DA ESCOLHA PUBLICA:

A teoria da escolha pública (public choice): uma abordagem ...


Nenhum comentário:

Postar um comentário