quarta-feira, 7 de março de 2012

Consumidores nordestinos estão menos endividados


Pesquisa realizada pelo Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), vinculado ao Banco do Nordeste, aponta melhoria de todas as taxas de endividamento dos consumidores nordestinos, especialmente da taxa de inadimplentes, que caiu 41,8% de janeiro para fevereiro. Os dados estão disponíveis na página do Banco do Nordeste.

“A redução de gastos sazonais de final e início de ano e a cautela dos consumidores diante da redução dos níveis de atividade econômica podem explicar a melhoria nestes indicadores”, afirma o superintendente do Etene, Narciso Sobrinho.

Segundo ele, apesar da melhora, a taxa de endividamento dos consumidores ainda se mostra alta, porque parte das dívidas é financiada por cartão de crédito, instrumento preferido pelos consumidores para compras a prazo.

A pesquisa revela que o principal motivo para o atraso de pagamento é o desequilíbrio financeiro, acarretado sobretudo pela falta ou ineficácia de orçamento e controle dos rendimentos e gastos.

“Os consumidores ainda enfrentam muita dificuldade para administrar suas finanças pessoais. Isto explica boa parte do atraso no pagamento de dívidas. Daí a importância da educação financeira, que promove o controle dos rendimentos e gastos e a conscientização para uso responsável do crédito”, explica Narciso.

Fonte: Banco do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário