segunda-feira, 23 de abril de 2012

Distribuição de médicos em regiões do Brasil

A falta de médicos em pequenos Municípios do interior e em periferias das grandes cidades será discutida no Senado Federal. A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) marcou para esta terça-feira, 24 de abril, às 11 horas, uma audiência pública para tratar deste problema. Essa carência de médicos foi alertada em outras ocasiões pela Confederação Nacional de Municípios (CNM).

No Brasil existem em média 1,95 médicos para cada mil habitantes. Número acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Ocorre que a distribuição destes profissionais no país é desigual, principalmente na Região Norte. As informações são da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que juntamente com o senador Paulo Paim (PT-RS), solicitou a audiência.

Enquanto alguns Municípios possuem o número adequado de médicos, outros 2.100 Municípios não têm profissionais suficientes, com destaque para as ações de Saúde na Família. A Agência CNM divulgou no último mês a informação de que somente neste início de 2012, um total de 1.228 Municípios pediu auxílio ao Ministério da Saúde para conseguir contratar profissionais de saúde recém-formados.

ConvidadosNa audiência devem comparecer o ministro da Saúde, Alexandre Padilha; o presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto Luiz d´Avila; o secretário estadual de Saúde do Amazonas, Wilson Alecrim; e representantes de entidades que reúnem médicos e estudantes.

Da Agência CNM, com informações da Agência Senado.
Leia também: Municípios brasileiros enfrentam dificuldades para a contratação de médicos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário