811 mil famílias devem fazer a atualização dos seus dados cadastrais para que seus benefícios não sejam bloqueados e, até mesmo, cancelados Em maio, a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc/MDS) deu início ao processo de Revisão Cadastral 2012. Para orientar os municípios sobre como proceder, foi publicada a Instrução Operacional nº 53, de 02 de maio, que divulga informações e procedimentos relativos ao processo de atualização do cadastro das famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF).
Em janeiro deste ano, 1,5 milhão de famílias estavam com os cadastros desatualizados e, até o momento, somente 689 mil famílias atualizaram os dados cadastrais, restando ainda, 811 mil famílias que precisam ter os dados do cadastros atualizados. O processo se encerra em dezembro de 2012 e as famílias que não efetuarem a Revisão Cadastral terão os benefícios bloqueados, e posteriormente, cancelados. Veja os números de atualizações, mês a mês, e o calendário que vincula o mês de Revisão Cadastral ao final do Número de Identificação Social (NIS) do Responsável Familiar:
Revisão 2012
Janeiro 1.527.760
Abril 1.206.918
Maio 945.882
Junho 891.061
Julho 811.190
Calendário de Revisão Cadastral 2012
Final de NIS Mês de Revisão Cadastral
1 e 2 Maio
3 e 4 Junho
5 Julho
6 Agosto
7 Setembro
8 Outubro
9 Novembro
0 Dezembro
É importante lembrar que a atualização cadastral pode ser feita antes ou depois do mês informado, até o prazo final de 31 de dezembro de 2012, para evitar o bloqueio do benefício.
Nesta etapa é fundamental que os municípios se organizem para que essas 811 mil famílias tenham os cadastros atualizados. A Revisão Cadastral busca garantir a qualidade das informações cadastrais das famílias atendidas pelo PBF, mantendo os dados sempre atualizados. Com as informações atualizadas, é possível avaliar as condições de elegibilidade para o recebimento dos benefícios financeiros do PBF.
[recebi informações, ainda não confirmadas oficialmente, que uma equipe de pesquisadores cearenses, a serviço do MDS - Bolsa Família, estariam em Pau dos Ferros realizando levantamento de dados sobre o programa e que teriam recebido ameaças e constrangimentos por parte de desconhecidos. As informações indicam que os pesquisadores procuraram a Polícia Civil para prestar queixa e que estariam muito assustados. A hipótese provável é que tenham sido confundidos com pesquisadores de algum instituto de pesquisas eleitorais.][O clima eleitoral da reta final da campanha induz pessoas 'sensatas' ao cometimento de desatinos. Aguardemos.]
Nenhum comentário:
Postar um comentário