Eric Hobsbawm, historiador britânico, sofria de pneumonia e morreu nesta segunda-feira (1º) aos 95 anos em um hospital de Londres. A informação do falecimento foi dada pela família de Hobsbawm.
Considerado um dos maiores historiadores do século XX, o intelectual escreveu livros como "A era das revoluções", "A era do capital", "A era dos impérios", "Era dos extremos", "Sobre história social do jazz", entre outros.
DivulgaçãoO historiador durante a primeira edição da Flip, em 2003
De descendência judia, o historiador nasceu em Alexandria, Egito, no ano de 1917. Cresceu entre as cidades de Viena, Áustria e Berlim, Alemanha, e mudou-se para Londres em 1933, obtendo a cidadania da inglesa. O historiador afiliou-se ao Partido Comunista da Inglaterra em 1936.
Eric Hobsbawm estudou no King's College de Londres e começou a dar aula na Universidade de Birkbeck em 1947, mais tarde tornando-se presidente da instituição.
Em 1962, publicou o primeiro de três volumes que envolviam o que chamou de "o longo século XIX", cobrindo o período entre 1789, ano da Revolução Francesa, e 1914, começo da I Guerra Mundial. O volume seguinte, "Era dos extremos", cobriu a história até 1991, o fim da União Soviética.
De acordo com o "Guardian", ele tem um livro em revisão a ser publicado em 2013. Hobsbawm veio ao Brasil em 2003 para participar da primeira edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip).
Nenhum comentário:
Postar um comentário