ABRINDO
OS OUVIDOS
Uma das melhores maneiras de aprender a resolver problemas é buscando opiniões.
Selecione pessoas de sua confiança e que tenham maior qualificação - pela
cultura, ou idade, ou sabedoria, ou experiência em situações similares.
Procure-as e peça sugestões sobre seus problemas. É provável que você tenha
agradáveis surpresas - como existem soluções. Muita gente não pensa em usar
esse recurso, seja por presunção de saber tudo, seja por não acreditar na
capacidade dos outros. Perde grandes oportunidades porque, na maioria das
vezes, a solução de um problema pode estar bem ao lado, na cabeça de um colega,
parente ou conhecido. Inteligência é saber usar bem os outros, saber aprender.
O QUE O OUTRO ESTÁ DIZENDO?
Freqüentemente, estamos tão ocupados e ansiosos que somos incapazes de perceber
o que os outros estão dizendo. Pior. Fingimos ouvir e nem nos damos conta de
que não ouvimos. Com isso, deixamos de perceber coisas de extrema importância,
como o sentimento das pessoas que nos cercam, suas angústias, seus desejos e
problemas. É importante parar de correr, olhar as pessoas no rosto,
perguntar-lhes coisas e, efetivamente, atentar para o que estão dizendo. Esse é
o melhor caminho para orientar nossos passos no mundo social que nos cerca - e
que é o ambiente no qual desenvolvemos nossa carreira.
O QUE É OUVIR
BEM?
- esvaziar a cabeça para receber de modo livre
tudo o que o outro está dizendo;
- estar presente de corpo e alma no momento do
diálogo - deixar as preocupações de lado;
- não ficar na defensiva, tentando
justificar-se ou explicar-se;
- não levar críticas e sugestões para o plano
pessoal;
- fechar a boca enquanto o outro fala - e abrir
os ouvidos;
- não adivinhar o que o outro tem a dizer - nem
os sentimentos dele.
PERGUNTAR É
MELHOR SE VOCÊ...
- fizer perguntas pertinentes e interessadas;
- demonstrar real interesse pela fala do outro;
- não fazer nada enquanto o outro está dizendo
coisas importantes.
OUVINDO DE
MENOS
O vício mais comum das pessoas costuma ser ouvir de menos. Mas como é que alguém pode saber se ouve menos ou não? Eis alguns pontos para avaliar se você é ou não um bom ouvinte...
- pergunte ao outros o que eles acham;
- tente flagrar-se nos diálogos, isto é,
observar a si mesmo - e então avalie seu comportamento naquele instante;
- veja se você tem sido vítima de problemas e
mal-entendidos decorrentes de falhas de comunicação;
- avalie quanto tempo em sua vida você dedica a
conversar com pessoas importantes para você.
OUVINDO
DEMAIS
Nos últimos tempos, com os ares da gerência participativa e da democracia que se alastrou pelo mundo organizacional, tem surgido um vício que deve ser combatido: o ouvir demais!
Muitos dirigentes, no afã de criar e manter um clima adequado no trabalho e aproveitar as boas idéias das pessoas, passaram a ouvir mais do que deveriam - e a decidir menos do que deveriam por suas próprias idéias. Como é que alguém pode perceber se está ouvindo demais? Não é fácil, pois tudo é uma questão de medidas sutis - e ouvir é, em si, positivo. Algumas perguntas básicas ajudam na avaliação...
- você tem chamado pessoas de qualificação
visivelmente menor que a sua a colaborarem na solução de problemas que
exigem refinado julgamento intuitivo?
- você tem tido a nítida sensação de que se
discute muito e as idéias nunca são sensacionais?
- você tem recebido um número muito grande de
idéias inexeqüíveis que vêm exigindo longas explicações de sua parte para
não desmotivar o autor da sugestão?
Tome cuidado
com tudo isso. Ser participativo não é, necessariamente, chamar os outros a
colaborar e ouvir idéias deles.
Acredite na sua capacidade de julgamento, principalmente se houver uma lacuna significativa de conhecimento e experiência entre você e o pessoal.
Fonte
INTERMANAGERS. A arte de saber ouvir. Disponível
em: http://www.intermanagers.com.br/.
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