domingo, 9 de junho de 2013

A ESTRUTURA DOS NEGÓCIOS E MERCADOS POR HOBSON

-     CAPÍTULO VI: Hobson trata da estrutura, diferenciação, integração e interdependência dos mercados (empresas e indústrias);
-     Um único preço competitivo é uma característica essencial para testar a existência de um mercado. Mas para formar parte de um mercado e ajudar a determinar o preço, uma empresa não precisa entrar ativamente no terreno da competição. O medo da concorrência potencial ‘dos de fora’ muitas vezes mantém os preços muito abaixo do que eles poderiam subir, se não fosse pela crença de que uma elevação do preço (permitido por exemplo pelo monopólio de um produto em certo mercado) tornaria ativo e efetivo o competidor potencial;
-     Os mercados para certas mercadorias de uso geral tendem a ampliar-se até se tornarem competitivos no plano mundial;
-     Na análise de Hobson estão presentes os elementos para uma teoria do oligopólio: a produção em grande escala, a concentração e a monopolização não fazem desaparecer a concorrência nem tendem a dar ao mercado geral a forma particular de concorrência monopolista;
-     A grande empresa introduz novos métodos de produção e expande e unifica os mercados;
-     Assim, a concorrência não desaparece mas se amplia com a produção em grande escala;
-     A produção e a competição já não se guiam apenas pela quantidade e qualidade das necessidades presentes, mas são cada vez mais dependentes de cálculos sobre o consumo futuro. Uma parcela crescente da energia cerebral dos homens de negócios é destinada a prever (calcular) as condições futuras do mercado, e uma parcela crescente do mercado, e uma parcela crescente do trabalho dos homens e máquinas, a prover bens futuros para demandas calculadas;
-     A interdependência dos mercados decorre da integração e unificação da indústria moderna;
-     O sistema capitalista não apenas coloca sob controle de um único capital um número crescente de negócios e processos, mas também estabelece ligações comerciais e unidade e de interesse entre empresas, negócios e mercados que se mantêm distintos, do mesmo modo que sua propriedade e administração;
-     A diferenciação das funções do organismo industrial encontra uma expressão espacial na localização de certas indústrias. Assim, a divisão internacional do trabalho dá lugar à divisão espacial da indústria;
-     EUA e Europa ocidental à especializam-se na produção de manufaturas;

-     Áreas periféricas à especializam-se em agricultura e produtos extrativos.

CAPÍTULO VI: A ESTRUTURA DOS NEGÓCIOS E MERCADOS
 
1- Diversificação da estrutura empresarial

-     Unidade empresarial: cresce em magnitude e cresce em complexidade de estrutura;
-     Complexidade de estrutura à processo de diversificação (diferenciação crescente)  + processo de integração (absorção de processos secundários ou subsidiário);
-     As exigências da competição acirrada impõem uma experimentação constante, em novas linhas de produtos, seja para sentir a inclinação de um mercado recém-aberto ou para passar para trás um concorrente;

2- Integração de processos

-     Toda indústria está ligada a certo número de outras indústrias engajadas em processamentos anteriores à operação a que ela mesma se dedica, ou então subseqüentes e subsidiários dessa operação: isso estabelece um vínculo estável de interesse comum, que constitui uma base de integração;
-     Processo de integração é contrabalançado por certa tendência a diversificação (especialização);
-     Em todas as grandes manufaturas, manifesta-se integração maior do que em processos subsidiários menores: onde a demanda é grande e regular, há uma tendência para realizar dentro da área do estabelecimento grande parte das tarefas (embalagem, trabalho de impressão gráfica, fabricação de caixas etc.); ao mesmo tempo, as oficinas de manutenção, laboratórios químicos etc., são como apêndices normais de uma grande fábrica moderna;

3- Integração horizontal e lateral

-     Em  alguns setores a integração se processa tanto horizontal quanto lateralmente, com um fabricante ou comerciante ampliando o número de mercadorias com que negocia;
-     Essa tendência integradora manifesta-se amplamente no ramo de varejo à magazines;
-     Esse movimento que ocorre nas manufaturas e no comércio ocorre também nos bancos e nas finanças;
-     O aumento de tamanho implica em maior divisão do trabalho e outras diversificações crescentes, mesmo quando não surgem novas linhas de trabalho;
-     O aumento de complexidade provém do aumento de dimensão: à bens e serviços padronizados em grande escala à diversificação e incorporação de novas linhas de atividades empresariais;


4- Estrutura e magnitude dos diferentes mercados

-     Mercado à grupo de empresa em concorrência direta;
-     Diferença entre mercado e negócio;
-     Negócio: agregado de unidades produtivas de determinado tipo, reveste uma unidade industrial somente na medida em há concorrência entre as unidades para aquisição de matérias-primas, ferramentas e pagamento da mão-de-obra, a fim de prosseguir em sua atividade e vender seus produtos;
-     É por meio da concorrência em um mercado que as empresas se encontram e se relacionam vitalmente;
-     Mercado: é o nome dado a certo número de empresas que competem entre si;
-     Um preço competitivo único é pois o traço característico essencial e comprobatório de um mercado;
-     O mercado de dinheiro é um mercado único no mundo inteiro;
-     Para pertencer a um mercado e contribuir para a formação do preço, uma empresa não necessita ingressar ativamente na competição à concorrência potencial mantém os preços baixos; o mercado varia em dimensão de acordo com a natureza das mercadorias;
-     Qualidades principais que determinam a área do mercado:
a)  A amplitude da demanda;
b) Transportabilidade;
c)  Durabilidade;

5- A maquinaria – agente direto da expansão das áreas dos mercados

-     Maquinaria à aumenta dimensão do mercado;
-     A maquinaria empregada no transporte de mercadorias e notícias é a principal responsável pela expansão;
-     Jornadas mais baratas, mais curtas, mais seguras e mais controláveis vêm reduzindo o espaço para objetivos competitivos;
-     Informação rápida e confiável sobre métodos de produção, mercados, mudanças de preços e transações comerciais praticamente eliminaram o elemento distância;
-     A maquinaria favorece a expansão da área de competição;
-     Produção à menos dependente da perícia dos operários à mais dependente da maquinaria à nivela custo de produção em diferentes países à facilita concorrência efetiva;

6- O mercado e a projeção de sua área no tempo

-     A concorrência atinge uma gama mais ampla, tanto de tempo como de espaço. A produção já não é dirigida, exclusivamente, pela quantidade e qualidade das necessidades atuais, mas da estimativa do consumo futuro;
-     Maquinaria à multiplicação da capacidade produtiva superou consumo atual à utilização da capacidade produtiva ociosa para precaver-se contra necessidades futuras;
-     Extração da matéria-prima à uso da nova maquinaria (mais elaborada e custosa) à oficinas especiais (máquinas para fabricar essa maquinaria) à expansão do sistema de crédito à novos representantes à novos métodos de propaganda à produção de bens futuros (dependem dos desejos futuros de desconhecidos): este é o processo de antecipação das necessidades futuras dos consumidores ao qual o empresário se dedica constantemente, bem como, o processo necessário para colocação de um bem no mercado;

7- Interdepedência dos mercados

-     Interdependência à crescente ligação estrutural entre negócios e mercados, que antes mantinham uma relação harmônica frouxa e distante;
-     Mudanças nas indústrias básicas, refletem-se nas demais indústrias à dependência das outras indústrias em relação a indústria básica;
-     O sistema capitalista não só coloca diversos ramos de negócios e processos sob o controle de capital único, como empresa complexa única; estabelece ainda, íntima identidade de vida e interesses comerciais entre empresas, negócios e mercados, que se mantêm separados, no que diz respeito à propriedade e gestão;

8- Relações de harmonia e antagonismo entre os negócios

-     Considerando-se o montante de capital e trabalho empregado em uma indústria, ela se relaciona de quatro maneira diferentes com as outras indústrias:
a)  Se relaciona com diversos ramos diretamente coordenados;
b) Existem diversas indústrias secundárias;
c)  As principais indústrias tem conexões auxiliares com outras indústrias (Ex.: ferrovias com o ramo do carvão);
d) A relação entre algumas indústrias é harmônica, no sentido de que as mercadorias que elas produzem correspondem a gostos intimamente relacionados (Ex.: pão – manteiga – queijo);
-     Relação divergente à mercadorias similares à oferecem o mesmo serviço à concorrência (Ex.: gás – petróleo – energia elétrica = substâncias iluminantes);

9- Especialização nacional e local na indústria

-     O desenvolvimento de ligações numerosas e fortemente estruturadas entre diferentes negócios e mercados, relacionados com diferentes localidades, implica a existência de um grande sistema de canais de comunicação em toda nossa sociedade industrial. Pelo maior número e complexidade desses canais, que vinculam mercados e empresas e ligam as mais distantes categorias de consumidores, podemos mensurar a evolução do organismo industrial;
-     A diversificação de funções nas várias partes do organismo industrial expressar-se parcialmente na localização de certas indústrias. Como existe uma crescente divisão de trabalho entre indivíduos e grupos de indivíduos, existe, correlativamente, uma quantidade cada vez maior de especialização local, causada pela expansão da área de concorrência;
-     Especialização à condições naturais à desenvolvimento dos transportes;
-     Especialização à Inglaterra à indústria mecanizada à mercado mundial;


10-    Influências determinantes da localização da indústria

-     Principais determinantes da localização das indústrias em um mundo onde vigora a livre concorrência:
a)  Zonas climáticas;
b) A geografia e a geologia;
c)  A oferta de alimentos, a velocidade e a direção do desenvolvimento industrial e a densidade da população e outras causa que contribuem para a eficiência da mão-de-obra;

11-    Impossibilidades de instalação definitiva da indústria

-     Razões que tornam instável a localização da indústria:
a)  Exaustão dos recursos naturais, objeto de exploração da indústria;
b) Novas descobertas científicas que tornem obsoletas determinadas mercadorias;
c)  Necessidade de preservar determinados áreas e recursos;

12-    Especialização nos distritos e cidades

-     A especialização de funções numa grande cidade é condicionada de duas maneiras:
a)  A forte organização local de um ramo importante exige que se agrupe em torno dele certo número de ramos secundários ou auxiliares;
b) Em torno de algumas grandes indústrias, em que os homens encontram emprego, surgem indústrias parasíticas menores, estimuladas pela oferta abundante de mão-de-obra barata de mulheres e crianças;

13-    Especialização no interior da cidade

-     A especialização local é determinada por causas naturais (Ex.: margem de um rio);
-     Maquinaria à maior quantidade de empresas à maior área de mercado à maior complexidade de relações com outros ramos à maior especialização da atividade local.

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