- CAPÍTULO VI: Hobson trata da estrutura, diferenciação,
integração e interdependência dos mercados (empresas e indústrias);
- Um único preço
competitivo é uma característica essencial para testar a existência de um
mercado. Mas para formar parte de um mercado e ajudar a determinar o preço, uma
empresa não precisa entrar ativamente no terreno da competição. O medo da
concorrência potencial ‘dos de fora’ muitas vezes mantém os preços muito abaixo
do que eles poderiam subir, se não fosse pela crença de que uma elevação do
preço (permitido por exemplo pelo monopólio de um produto em certo mercado)
tornaria ativo e efetivo o competidor potencial;
- Os mercados para
certas mercadorias de uso geral tendem a ampliar-se até se tornarem
competitivos no plano mundial;
- Na análise de
Hobson estão presentes os elementos para uma teoria do oligopólio: a produção
em grande escala, a concentração e a monopolização não fazem desaparecer a
concorrência nem tendem a dar ao mercado geral a forma particular de
concorrência monopolista;
- A grande empresa
introduz novos métodos de produção e expande e unifica os mercados;
- Assim, a
concorrência não desaparece mas se amplia com a produção em grande escala;
- A produção e a
competição já não se guiam apenas pela quantidade e qualidade das necessidades
presentes, mas são cada vez mais dependentes de cálculos sobre o consumo futuro.
Uma parcela crescente da energia cerebral dos homens de negócios é destinada a
prever (calcular) as condições futuras do mercado, e uma parcela crescente do
mercado, e uma parcela crescente do trabalho dos homens e máquinas, a prover
bens futuros para demandas calculadas;
- A interdependência
dos mercados decorre da integração e unificação da indústria moderna;
- O sistema
capitalista não apenas coloca sob controle de um único capital um número
crescente de negócios e processos, mas também estabelece ligações comerciais e
unidade e de interesse entre empresas, negócios e mercados que se mantêm
distintos, do mesmo modo que sua propriedade e administração;
- A diferenciação das
funções do organismo industrial encontra uma expressão espacial na localização
de certas indústrias. Assim, a divisão internacional do trabalho dá lugar à
divisão espacial da indústria;
- EUA e Europa
ocidental à especializam-se na produção de
manufaturas;
- Áreas periféricas à
especializam-se em agricultura e produtos extrativos.
CAPÍTULO
VI: A ESTRUTURA DOS NEGÓCIOS E MERCADOS
1-
Diversificação da
estrutura empresarial
- Unidade
empresarial: cresce em magnitude e cresce em complexidade de estrutura;
- Complexidade de
estrutura à processo de diversificação
(diferenciação crescente) + processo de
integração (absorção de processos secundários ou subsidiário);
- As exigências da
competição acirrada impõem uma experimentação constante, em novas linhas de
produtos, seja para sentir a inclinação de um mercado recém-aberto ou para
passar para trás um concorrente;
2-
Integração de
processos
- Toda indústria está
ligada a certo número de outras indústrias engajadas em processamentos
anteriores à operação a que ela mesma se dedica, ou então subseqüentes e
subsidiários dessa operação: isso estabelece um vínculo estável de interesse
comum, que constitui uma base de integração;
- Processo de
integração é contrabalançado por certa tendência a diversificação
(especialização);
- Em todas as grandes
manufaturas, manifesta-se integração maior do que em processos subsidiários
menores: onde a demanda é grande e regular, há uma tendência para realizar
dentro da área do estabelecimento grande parte das tarefas (embalagem, trabalho
de impressão gráfica, fabricação de caixas etc.); ao mesmo tempo, as oficinas
de manutenção, laboratórios químicos etc., são como apêndices normais de uma
grande fábrica moderna;
3-
Integração
horizontal e lateral
- Em alguns setores a integração se processa tanto
horizontal quanto lateralmente, com um fabricante ou comerciante ampliando o
número de mercadorias com que negocia;
- Essa tendência
integradora manifesta-se amplamente no ramo de varejo à
magazines;
- Esse movimento que
ocorre nas manufaturas e no comércio ocorre também nos bancos e nas finanças;
- O aumento de
tamanho implica em maior divisão do trabalho e outras diversificações
crescentes, mesmo quando não surgem novas linhas de trabalho;
- O aumento de
complexidade provém do aumento de dimensão: à bens e serviços
padronizados em grande escala à diversificação e
incorporação de novas linhas de atividades empresariais;
4-
Estrutura e
magnitude dos diferentes mercados
- Mercado à
grupo de empresa em concorrência direta;
- Diferença entre
mercado e negócio;
- Negócio: agregado
de unidades produtivas de determinado tipo, reveste uma unidade industrial
somente na medida em há concorrência entre as unidades para aquisição de
matérias-primas, ferramentas e pagamento da mão-de-obra, a fim de prosseguir em
sua atividade e vender seus produtos;
- É por meio da
concorrência em um mercado que as empresas se encontram e se relacionam
vitalmente;
- Mercado: é o nome
dado a certo número de empresas que competem entre si;
- Um preço
competitivo único é pois o traço característico essencial e comprobatório de um
mercado;
- O mercado de
dinheiro é um mercado único no mundo inteiro;
- Para pertencer a um
mercado e contribuir para a formação do preço, uma empresa não necessita
ingressar ativamente na competição à concorrência
potencial mantém os preços baixos; o mercado varia em dimensão de acordo com a
natureza das mercadorias;
- Qualidades
principais que determinam a área do mercado:
a) A amplitude da
demanda;
b) Transportabilidade;
c) Durabilidade;
5-
A maquinaria –
agente direto da expansão das áreas dos mercados
- Maquinaria à
aumenta dimensão do mercado;
- A maquinaria
empregada no transporte de mercadorias e notícias é a principal responsável
pela expansão;
- Jornadas mais
baratas, mais curtas, mais seguras e mais controláveis vêm reduzindo o espaço
para objetivos competitivos;
- Informação rápida e
confiável sobre métodos de produção, mercados, mudanças de preços e transações
comerciais praticamente eliminaram o elemento distância;
- A maquinaria
favorece a expansão da área de competição;
- Produção à
menos dependente da perícia dos operários à mais dependente da
maquinaria à nivela custo de produção em
diferentes países à facilita concorrência efetiva;
6-
O mercado e a
projeção de sua área no tempo
- A concorrência
atinge uma gama mais ampla, tanto de tempo como de espaço. A produção já não é
dirigida, exclusivamente, pela quantidade e qualidade das necessidades atuais,
mas da estimativa do consumo futuro;
- Maquinaria à
multiplicação da capacidade produtiva superou consumo atual à
utilização da capacidade produtiva ociosa para precaver-se contra necessidades
futuras;
- Extração da
matéria-prima à uso da nova maquinaria (mais
elaborada e custosa) à oficinas especiais (máquinas para
fabricar essa maquinaria) à expansão do
sistema de crédito à novos representantes à
novos métodos de propaganda à produção de bens
futuros (dependem dos desejos futuros de desconhecidos): este é o processo de
antecipação das necessidades futuras dos consumidores ao qual o empresário se
dedica constantemente, bem como, o processo necessário para colocação de um bem
no mercado;
7-
Interdepedência dos
mercados
- Interdependência à crescente ligação estrutural entre negócios e mercados, que
antes mantinham uma relação harmônica frouxa e distante;
- Mudanças nas
indústrias básicas, refletem-se nas demais indústrias à
dependência das outras indústrias em relação a indústria básica;
- O sistema
capitalista não só coloca diversos ramos de negócios e processos sob o controle
de capital único, como empresa complexa única; estabelece ainda, íntima
identidade de vida e interesses comerciais entre empresas, negócios e mercados,
que se mantêm separados, no que diz respeito à propriedade e gestão;
8-
Relações de
harmonia e antagonismo entre os negócios
- Considerando-se o
montante de capital e trabalho empregado em uma indústria, ela se relaciona de
quatro maneira diferentes com as outras indústrias:
a) Se relaciona com
diversos ramos diretamente coordenados;
b) Existem diversas
indústrias secundárias;
c) As principais
indústrias tem conexões auxiliares com outras indústrias (Ex.: ferrovias com o
ramo do carvão);
d) A relação entre
algumas indústrias é harmônica, no sentido de que as mercadorias que elas
produzem correspondem a gostos intimamente relacionados (Ex.: pão – manteiga – queijo);
- Relação
divergente à mercadorias
similares à oferecem o mesmo
serviço à concorrência (Ex.: gás – petróleo – energia elétrica =
substâncias iluminantes);
9-
Especialização
nacional e local na indústria
- O desenvolvimento
de ligações numerosas e fortemente estruturadas entre diferentes negócios e
mercados, relacionados com diferentes localidades, implica a existência de um
grande sistema de canais de comunicação em toda nossa sociedade industrial.
Pelo maior número e complexidade desses canais, que vinculam mercados e
empresas e ligam as mais distantes categorias de consumidores, podemos mensurar
a evolução do organismo industrial;
- A diversificação de
funções nas várias partes do organismo industrial expressar-se parcialmente na
localização de certas indústrias. Como existe uma crescente divisão de trabalho
entre indivíduos e grupos de indivíduos, existe, correlativamente, uma
quantidade cada vez maior de especialização local, causada pela expansão da
área de concorrência;
- Especialização à
condições naturais à desenvolvimento dos transportes;
- Especialização à Inglaterra à
indústria mecanizada à mercado mundial;
10-
Influências
determinantes da localização da indústria
- Principais
determinantes da localização das indústrias em um mundo onde vigora a livre concorrência:
a) Zonas climáticas;
b) A geografia e a
geologia;
c) A oferta de
alimentos, a velocidade e a direção do desenvolvimento industrial e a densidade
da população e outras causa que contribuem para a eficiência da mão-de-obra;
11-
Impossibilidades de
instalação definitiva da indústria
- Razões que tornam
instável a localização da indústria:
a) Exaustão dos
recursos naturais, objeto de exploração da indústria;
b) Novas descobertas
científicas que tornem obsoletas determinadas mercadorias;
c) Necessidade de
preservar determinados áreas e recursos;
12-
Especialização nos
distritos e cidades
- A especialização de
funções numa grande cidade é condicionada de duas maneiras:
a) A forte organização
local de um ramo importante exige que se agrupe em torno dele certo número de
ramos secundários ou auxiliares;
b) Em torno de algumas
grandes indústrias, em que os homens encontram emprego, surgem indústrias
parasíticas menores, estimuladas pela oferta abundante de mão-de-obra barata de
mulheres e crianças;
13-
Especialização no
interior da cidade
- A especialização
local é determinada por causas naturais (Ex.: margem de um rio);
- Maquinaria à
maior quantidade de empresas à maior área de
mercado à
maior complexidade de relações com outros ramos à maior
especialização da atividade local.
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