segunda-feira, 15 de julho de 2013

Elasticidade-preço da demanda


Conceitos

Elasticidade-preço: Variação da quantidade demandada (ou propensão de ser afetada) de um bem em relação à mudança de preço.

Demanda elástica: Maior variação da demanda em relação à variação de preço. Quanto maior a elasticidade da curva de demanda, menor a inclinação da mesma.

Demanda inelástica: Menor variação da demanda em relação à variação de preço. Quanto menor a elasticidade da curva de demanda, maior a inclinação da mesma.

Fatores que afetam a elasticidade

1) Disponibilidade de bens substitutos;
Se existem muitos bens substitutos, o aumento do preço de um bem fará com que os consumidores (ceteris parius) passem a consumir os bens substitutos. Assim, um mercado com maior quantidade de bens substitutos possui curva de demanda mais elástica que um mercado com poucos bens substitutos.

2) Bens supérfluos e bens essenciais;
A demanda por bens supérfluos é mais elástica que a demanda por bens essenciais. Grosso modo, é mais fácil variar a demanda de um bem supérfluo dada a sua variação de preços, do que quando há variação de preços de bens essenciais.

3) Mercados restritos e amplos
Quando se considera bens de maneira ampla, o número de bens substitutos é menor, logo a curva de demanda é mais inelástica, do que bens menos amplos. Exemplo: Considerando o mercado de alimentos.
a) Alimentos (amplo, conceito genérico): Poucos substitutos (o que substitui o alimento?). Curva inelástica.
b)Arroz (conceito restrito): Muitos substitutos (pode substituir por macarrão e etc.). Curva elástica.

Variação no tempo

Curto prazo: A curva de demanda é mais inelástica, caso a substituição do bem seja menos viável no curto prazo. A curva de demanda é mais elástica, caso a substituição do bem seja mais viável no curto prazo.

Longo prazo: A curva de demanda é mais elástica, caso a substituição seja mais viável no longo prazo. Será inelástica, caso a substituição seja menos viável no longo prazo.

Fórmula geral

EP = ∆Q/∆P, onde EP é elasticidade-preço, Q quantidade, P é preço.

Gráficos:

Clique na imagem para ampliar
 Fonte da imagem: AQUI 

Nenhum comentário:

Postar um comentário