domingo, 15 de dezembro de 2013

RN: obras para a copa


Obras do complexo viário de Natal começaram em setembro (Foto: Alex Régis)Obras de complexo com viadutos estão em andamento na avenida Prudente de Morais (Foto: Alex Régis)
Desapropriações, readequação de projetos, troca de empresas e processos judiciais atrasaram os três projetos de mobilidade para a Copa do Mundo 2014 em Natal. O prazo de entrega atual é maio, a um mês do mundial.
G1 publica, entre 9 e 15 de dezembro, uma série de reportagens sobre os preparativos para a Copa do Mundo 2014. Segundo levantamento, 75% das obras de mobilidade estão atrasadas ou foram descartadas.
Segundo os gestores, os atrasos ocorreram por questão ambientais, dívidas com a União, desapropriações, problemas contratuais e readequações de projetos.
O estado do RN gere as obras da avenida Omar O'Grady (conhecida como prologamento da avenida Prudente de Morais). O projeto foi licitado em 2007 com financiamento da Caixa. A obra ligará a avenida Prudente de Morais à BR-101 na altura do município de Parnamirim, cidade do Aeroporto Augusto Severo.
As intervenções só começaram em 2009 e foram paralisadas no mesmo ano a pedido do Ministério Público Estadual e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) devido aos impactos ambientais que as obras causariam na região.
Foto aérea mostra obra de prolongamento da Av. Prudente de Morais, uma das principais vias de Natal (Foto: Canindé Soares)Foto aérea mostra obra de prolongamento da
Av. Prudente de Morais (Foto: Canindé Soares)
Contrato que começa sem planejamento está sujeito aos problemas que esse projeto teve"
Demétrio Torres, diretor do
Departamento de Estradas e Rodagens (DER),
"Contrato que começa sem planejamento está sujeito aos problemas que esse projeto teve", admite o diretor-geral do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e secretário extraordinário para Assuntos da Copa de 2014 (Secopa), Demétrio Torres.
Em razão disso, afirma, o orçamento mais do que dobrou desde a licitação do projeto, de R$ 28 para R$ 60 milhões, e os trabalhos ficaram paralisados por mais de seis meses. "Dois túneis deixaram de ser colocados no projeto original, além dos valores para desapropriações", afirma.

Ainda conforme o secretário para Assuntos da Copa, a construtora Queiroz Galvão pediu a rescisão do contrato, e a segunda colocada na licitação, EIT, precisou ser convocada para dar prosseguimento às intervenções. Retomadas na última quinta-feira (28), as obras devem ser entregues em maio de 2014, segundo o diretor do Departamento de Estradas e Rodagens, Demétrio Torres.


Município
O projeto de responsabilidade do município é dividido em dois lotes e contempla um sistema binário nas avenidas Mor Gouveia e Jerônimo Câmara (lote 1) e a construção de túneis e viadutos na área do entorno da Arena das Dunas (lote 2).

O projeto do lote 1 foi licitado em 2011 com previsão de execução em 45 meses. Iniciado no fim de outubro deste ano, o projeto custará R$ 114 milhões e tem como prazo de entrega maio de 2014.
Investimento é de R$ 114 milhões (Foto: Alex Régis)Obras da Mor Gouveia fazem parte do lote 1
(Foto: Alex Régis)
Das 525 desapropriações previstas na Zona Oeste, seis foram realizadas. "Cortamos 99% das desapropriações para ter condição de executar a obra", afirma o secretário municipal de Obras Públicas.
As desapropriações causaram insatisfação de moradores da região, que se organizaram na Associação Potiguar dos Atingidos pelas Obras da Copa para não serem removidos e obter valores justos de indenização.
O processo foi feito sem transparência. Só promoveram audiências públicas quando já estava tudo resolvido. A população tem que ser ouvida antes"
Marcos Dionísio, representante do
Comitê Popular da Copa
"O processo foi feito sem transparência. Só promoveram audiências públicas quando já estava tudo resolvido. A população tem que ser ouvida antes", afirma o advogado Marcos Dionísio, um dos representantes do Comitê Popular da Copa.
A obra também teve problemas relacionados ao projeto executivo. A Caixa Econômica Federal pediu readequações para fazer o financiamento. Ao mesmo tempo, o município tentava quitar dívidas no Cauc para conseguir o financiamento.
A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) afirma que, até maio de 2014, cinco túneis e dois viadutos devem ser erguidos no entorno da Arena das Dunas. O projeto orçado em R$ 222 milhões tem financiamento federal e contrapartida de 5% do município.

Com a ordem de serviço assinada em setembro, as obras ainda estão na fase de fundações, segundo o titular da Semopi, Tomaz Neto. Segundo a secretaria, um acordo com o consórcio Queiroz Galvão/Ferreira Guedes prevê regime em três turnos para o cumprimento do prazo. "As empresas possuem um bom conceito e tudo está um pouco adiantado. Estamos trabalhando em três turnos para que o prazo seja solucionado", afirma.
Viaduto estaiado será erguido no cruzamento das avenidas Prudente de Morais com a Lima e Silva (Foto: Divulgação/Prefeitura de Natal)Viaduto estaiado será erguido no cruzamento das avenidas Prudente de Morais com a Lima e Silva (Foto: Divulgação/Prefeitura de Natal)

As obras começaram pelo viaduto estaiado que ficará no cruzamento das avenidas Jerônimo Câmara e Prudente de Morais, com estrutura de 240 metros de pista e um túnel. Outro viaduto será entregue este mês na avenida Lima e Silva. "Será um viaduto convencional de 130 metros que levará direto à via expressa da BR-101, além de um túnel", detalha Tomaz Neto.

Ainda de acordo com o secretário, a velocidade de escoamento do trânsito no entorno da Arena das Dunas é de 40 km/h atualmente e deve chegar a 70 km/h.
G1 RN

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