Segundo o gerente de meteorologia do órgão, Gilmar Bistrot, as precipitações iniciais indicam uma condição de normalidade em termos de chuva para 2014. “Essas primeiras chuvas não significativas são consideradas normais e há uma tendência para um ano regular. Mas ainda é cedo para uma avaliação mais precisa”, avaliou.
Mesmo assim o meteorologista arrisca que não será um ano muito chuvoso: “As chuvas que virão muito provavelmente não irão resolver os problemas críticos dos reservatórios de água no estado. Servirão talvez para amenizar a situação evitando o agravamento dessas reservas”.
Bistrot informa que na próxima semana será realizada uma reunião em Fortaleza com os meteorologistas da região para classificar o nível dessa normalidade pluviométrica inicial. “ Somente depois dessa análise conjunta poderemos ter um quadro mais definido”.
Entre os dias 1º e 15 de janeiro os municípios do RN que registraram as maiores chuvas foram São José do Seridó (77,7 mm), Baia Formosa (92,9), Cruzeta (37,3), Canguaretama (21,4), Montanhas (20,3) e Nova Cruz (18). Natal registrou apenas 9,5 mm.
Portal No Ar
Com base em relatos de Vicente (agricultor portalegrense), digo que o inverno será abaixo da média e a situação se agravará dramaticamente. É verdade que em alguns lugares ocorrerão chuvas bem significativas, mas, no geral, será um ano de dificuldades.
Meteorologistas, como economistas, quase sempre erram. Já Vicente quase sempre acerta!
PUBLICADO EM 15-01-2014
PUBLICADO EM 15-01-2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário