segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Pau dos Ferros: falta de água e de cidadania

A seca já evaporou a água da Barragem de Pau dos Ferros e "quase" todos sofrem com a escassez. A população mais carente sofre bem mais com o sistema de rodízio estabelecido pela CAERN, pois não têm reservatórios com grande capacidade de armazenamento, nem dinheiro para comprar bombas a vácuo para instalá-las diretamente na rede.

Infelizmente para a maioria dos pauferrenses, além da falta d'água, tem-se também escassez aguda de cidadania em alguns que se acham muito "espertos" para ficar sofrendo com o rodízio.

A "esperteza" consiste na instalação irregular de bombas diretamente no ramal do imóvel. Quando a água vem "sem pressão" para chegar às caixas eis que as bombas são acionadas e sugam a água da rede para uns poucos imóveis em detrimento de toda a vizinhança.

Essa contravenção é punível com multa de 20 vezes o valor do consumo de água do imóvel no mês, conforme Decreto 8.079/81 e Resolução 09/2011 da Caern. Se reincidente, a multa dobra para 40 vezes o consumo do imóvel.

A quem cabe a fiscalização? A CAERN. E nem é tão difícil de verificar possíveis irregularidades, pois bastaria verificar o padrão de consumo dos "consumidores privilegiados" em relação ao entorno e proceder com a fiscalização.

Temos que conviver com a falta d'água, mas a CAERN deveria fiscalizar os abusos cometidos e fazer cumprir seus próprios regulamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário