RIACHO DA CRUZ
Um atento e antigo observador da cena política de Riacho da Cruz me contou que não ficará surpreso se nos próximos dias um importante integrante do grupo que faz oposição a prefeita anunciar a adesão e passar a apoiar a candidatura a reeleição de Bernadete Rêgo. Repito: é um nome da cúpula oposicionista.
PORTALEGRE
A aliança entre Neto da EMATER (prefeito) e Euclides Pereira (ex prefeito) pode sofrer algum abalo caso não seja realizada uma pesquisa de opinião para a escolha da chapa que concorrerá este ano. Uma fonte com acesso ao ex prefeito acredita que o líder político peemedebista ficará bastante magoado caso não seja realizada uma pesquisa para escolha da chapa. O nome que Euclides pretende indicar para a pesquisa é o de Eglimar Carlos (conhecido como Galego de Euclides).
Em tempo: Neto da EMATER tem direito a reeleição.
PORTALEGRE 2
Faz 20 anos que Portalegre é administrado pela dupla Euclides e Neto. Euclides foi eleito prefeito pela primeira vez em 1996 e comandou a prefeitura de 1997 a 2000. Na eleição seguinte Euclides apoiou e ajudou a eleger Neto, que comandou a prefeitura entre 2001 e 2004, entretanto, Neto não concorreu a reeleição por problemas de saúde e apoiou Euclides que foi eleito (2005-2008) e reeleito (2009-2012). Na última disputa o atual prefeito (Neto da EMATER) contou novamente com o apoio de Euclides e está no último ano de seu segundo mandato (2013-2016). Caso Neto seja reeleito neste ano, ao término do terceiro mandato em 2020, serão 24 anos de administração ininterrupta da dupla.
TABOLEIRO GRANDE
Disseram-me que a prefeita, Klébia Bessa, não é muito animada com a reeleição. A prefeita é bem avaliada e faz uma boa administração, mas não é muito entusiasmada com o ambiente político e poderá apresentar um candidato. Aliás, segundo nossa fonte, a prefeita caso decida se candidatar a reeleição não terá muita dificuldade para vencer a disputa.
PAU DOS FERROS
Professor Flaubert Torquato (PT) se apresentou como alternativa a bipolarização (Fabrício x Leonardo) que deverá marcar a disputa eleitoral deste ano. Primeiro terá a etapa interna em que o Partido dos Trabalhadores decidirá sua estratégia e aí abrirá o leque de negociações com os Partidos e lideranças que, porventura, não estejam muito animadas com as candidaturas de Fabrício e Leonardo.
PAU DOS FERROS 2
Ainda sobre alternativas para a disputa eleitoral deste ano, também se aventou a candidatura de Rummenigge Raulino pelo PMDB (não sei se a grafia do nome do herdeiro do Grupo Evolução é o mesma do craque de futebol da seleção da Alemanha), mas parece que o assunto esfriou.
Pelo lado do PMDB quem tem conversado e ouvido bastante é o ex prefeito Nilton Figueiredo. É provável que Nilton conduza seu grupo para um novo Partido e apresente um nome (pode ser sua filha) para compor a chapa com Fabrício Torquato (PSD), mas algumas pessoas próximas ao líder dizem que um plano B não foi 100% descartado.
E a aliança ainda não estaria fechada porque Nilton, segundo meus interlocutores, ainda espera um gesto concreto do prefeito Fabrício para abrir espaços na administração do tamanho e importância do apoio.
ENCANTO
Muita especulação sobre o provável nome que o prefeito Alberone Néri apresentará para sua sucessão, pois bem, vou aumentar a lista e apontar Márcio Pereira (conhecido como Xaxá) como a aposta mais quente do momento.
Márcio Pereira conta com a simpatia e a confiança do prefeito e exerce uma importante missão na administração, pois é uma espécie de "Anjo da Guarda" dos encantenses que são encaminhados para tratamento de saúde em Natal.
Conheço "Xaxá" desde à época em que moramos na Casa do Estudante e só tenho boas lembranças. Pessoa simples, de bom caráter e que se sente bem em ajudar.
Caso seja escalado por Alberone acredito que topará a parada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário