sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

RN: Casos da síndrome de Guillain-Barré aumentaram 108,7%. A causa mais provável é o zika vírus

A ocorrência da síndrome de Guillain-Barré (SGB) no Brasil cresceu 19% entre janeiro e novembro de 2015, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em relação à média dos anos anteriores. 

O número total de pacientes registrados com a doença autoimune no período foi de 1.708, o que corresponde a mais de 5 casos por dia. O país é o mais afetado pelo zika vírus no mundo e a OMS afirma que há uma "relação provável, embora ainda não comprovada" entre o vírus e a síndrome. 

De acordo com a OMS, o aumento da incidência foi maior em Alagoas (aumento de 516,7%), Bahia (196,1%), Rio Grande do Norte (108,7%), Piauí (108,3%), Espírito Santo (78,6%) e Rio de Janeiro (60,9%).

A síndrome - Guillain-Barré é uma doença autoimune do sistema nervoso que pode causar paralisia. O Ministério da Saúde confirmou a associação entre a Guillain-Barré e o vírus da zika em dezembro de 2015; no entanto, qualquer associação é prematura, conforme explica o neurologista Fernando Cendes, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. "Pode ser efeito do aumento do conjunto de viroses no país."

VEJA
---------------------------------------------------------------------------------
A situação no RN será ainda mais dramática, pois o avançado estado de sucateamento da Rede de Saúde Pública se encarregará de limar muitas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário