segunda-feira, 7 de março de 2016

PRISÃO DE LULA: Crispiniano sugere que ex-presidente poderia ser "suicidado" na cadeia. Na carceragem da PF?

O presidente da FJA é a principal autoridade do governo de Robinson quando o assunto é cultura, mas o ambiente de "barata voa" que tomou conta dos petistas também produziu suas "pérolas" no RN.
O presidente da FJA foi além e afrontou o Código Penal.
Incitação ao crime
Art. 286 - Incitar, publicamente, a prática de crime:
Pena - detenção, de três a seis meses, ou multa.
Como sabe o assessor de Robinson destruir patrimônio privado é crime e, como tal, incitar outros a praticá-los também é.
O presidente da FJA acredita que eventual prisão de Lula pela Polícia Federal produziria tal desfecho?
O trecho "Não se pode esperar... uma foto do líder 'suicidado' na cadeia..." afronta o Estado Democrático de Direito.
Caso seja determinada a prisão de Lula, o ex-presidente ficará sob custodia da Polícia Federal e não tem cabimento sugerir a possibilidade da PF participar de um complô para "suicidar" o ex-presidente na cadeia.
Vale lembrar que Lula foi preso na época da ditadura e não foi "suicidado" (o caso mais conhecido foi o do jornalista Herzog). Levantar a possibilidade de tal desfecho em pleno regime democrático e num governo do PT é bem mais que um "desabafo".
O deputado Mineiro saiu em defesa do presidente da FJA. Segundo o parlamentar o posicionamento de Crispiniano não é respaldado pelo PT e que deve ser entendido como um "desabafo".
O presidente da Fundação José Augusto (FJA), Joaquim Crispiniano Neto, fez um comentário por meio do seu perfil no Twitter incitando a violência contra veículos de imprensa. A opinião exacerbada do secretário de Cultura, filiado ao Partido dos Trabalhadores, foi publicada no último domingo (6) e diz “para começar a virar e queimar carros da imprensa golpista”.
TwitterCrispinianoNeto
Na última sexta-feira (4), a Polícia Federal cumpriu mandado de condução coercitiva contra o ex-presidente Lula, fato que obteve ampla cobertura de todos os veículos de imprensa. A reação de Crispiniano Neto gerou repercussão e foi motivo para divulgação de uma nota de repúdio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte (Sindjorn).

No texto, o sindicato exige uma “resposta rápida, enérgica e exemplar” do governador Robinson Faria (PSD) sobre as declarações do auxiliar de governo.
PORTAL NOMINUTO
---------------------------------------------------------------------------------O Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte e a Federação Nacional dos Jornalistas emitiram nota conjunta na qual repudiam as declarações do presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, que, nesse domingo, postou mensagem de incitação à violência contra veículos de imprensa.
Na nota, as entidades cobram ainda do governador Robinson Faria uma medida contra seu auxiliar. “Ele atingiu toda uma categoria de profissionais e nitidamente pôs em risco as vidas de pais, mães e filhos. Seja coerente para que o peso das palavras de seu secretário não recaia também sobre o senhor”, reclamam as organizações.
Confira a nota na íntegra:
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte vem a público repudiar frontalmente as declarações postadas neste domingo (6), em suas redes sociais, pelo presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto. Senhor secretário, sendo bem eufêmico, o senhor foi profundamente infeliz em suas palavras. Qual cidadão em sã consciência incita a violência? Mas o senhor não se deu por satisfeito e foi além. Conclamou a militância de sua corrente política a se voltar contra a imprensa. Ora senhor secretário, é essa a conduta que deve ter um gestor público e ainda mais da área cultural?
Senhor Crispiniano, não podemos e não vamos aceitar uma tentativa tão venal e absurda de calar profissionais do jornalismo. Muito menos vamos nos calar e deixar de cumprir corretamente nosso dever por conta de uma incitação covarde como a sua.
Senhor governador Robinson Faria, o Sindjorn exige uma resposta rápida quanto às declarações de seu auxiliar de governo. Rápida, enérgica e exemplar. Ele atingiu toda uma categoria de profissionais e nitidamente pôs em risco as vidas de pais, mães e filhos. Seja coerente para que o peso das palavras de seu secretário não recaia também sobre o senhor.
Vivemos em um momento delicado no nosso país, é verdade, mas isso não pode jamais servir de justificativa para que percamos o senso de coletividade e de respeito às pessoas, às instituições e ao estado livre de direito.
Sindjorn e Fenaj
---------------------------------------------------------------------------------
A DEFESA
A mensagem viralizou nas redes sociais. O deputado Fernando Mineiro, no entanto, comenta que se trata de um desabafo.
“Não há, no Partido dos Trabalhadores, nenhuma orientação para reagir com violência. Foi muito mais um desabafo de alguém cansado com essa situação. Não se trata, repito, de uma orientação do partido a seus militantes”, sublinhou o deputado petista.
Desde que postou a mensagem, Crispiniano tem sido procurado para comentar o assunto. Até o momento, ele não foi localizado. Para Mineiro, há uma flagrante distorção cínica na cobertura dos eventos.
“Todos os dias, nós recebemos ameaças. Ameaças diretas. Isso vira notícia? Isso não vira notícia. Mas basta algum de nós postar um desabafo e imediatamente isso acontece. É um cinismo muito grande”, comentou o deputado em visível tom de cansaço com a situação.
Mineiro defendeu ainda que Crispiniano mais uma vítima das circunstâncias apontadas por ele. “Ele fez uma relação com o caso de Getúlio Vargas. Um desabafo ganhou essa proporção porque se trata de alguém do PT. Só por isso”, indignou-se o parlamentar.

---------------------------------------------------------------------------------
Lembram de um sujeito que ameaçou "arrancar a cabeça de Dilma?

O que fez o PT, através do deputado Paulo Pimenta?
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), apresentou uma série de requerimentos à Polícia Federal, ao Ministério da Justiça, ao Ministério Público Federal e à Ordem dos Advogados (OAB), solicitando investigação das ameaças feitas por um advogado de Brasília à presidente Dilma Rousseff.

O que fez a PF?
"Polícia Federal indiciou Matheus Sathler Garcia, ex-candidato do PSDB a deputado distrital, pelo crime de incitação..."

Na democracia "o pau que serve para bater em Chico serve para bater em Francisco" e o deputado gaúcho acionou todas as instituições para investigar a ameaça a presidente. Fez bem. A PF cumpriu seu dever. Fez bem.

Mineiro é ameaçado todos os dias? Sabe de alguém que é ameaçado? Procure a Polícia.

Ademais, a relação com o caso de Getúlio (que se suicidou com um tiro no peito) foi só com a primeira parte da frase. A segunda parte não se coaduna com o Estado de Direito, nem tem relação com o episódio de Vargas.

Crispiniano não foi vítima de nada. Ao contrário. Incitou a violência e fez uma ilação perniciosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário