segunda-feira, 15 de outubro de 2018

A PERCEPÇÃO DE CORRUPÇÃO E FATORES SOCIOECONÔMICOS

RELAÇÃO ENTRE A PERCEPÇÃO DE CORRUPÇÃO E FATORES SOCIOECONÔMICOS NO MUNICÍPIO DE CARUARU

Resumo 

A Corrupção é um problema global e que está ganhando destaque na mídia brasileira com os diversos escândalos envolvendo o governo. Ela é um fenômeno complexo, pelo motivo de possuir inúmeras definições e pela sua natureza de clandestinidade que dificulta sua mensuração. 

Enquanto não existe um consenso na literatura sobre como definir o fenômeno, uma coisa está certa: é onerosa aos cofres públicos e como tal, reduz o bem-estar dos indivíduos. 

Neste estudo se aplicou questionários no município de Caruaru com o objetivo de verificar a relação entre as variáveis socioeconômicas dos indivíduos e sua percepção da corrupção. Considerando a hipótese de que maiores níveis de renda e de educação pressupõem maior consciência quanto ao nível de corrupção. 

O questionário gerou dados necessários para a avaliação quantitativa do tema através de análises descritivas e aplicação econométrica. Foi utilizado um modelo linear de regressão com Mínimos Quadrados Ordinários para inferir correlações entre as variáveis e os resultados indicam que quanto maior a renda do indivíduo melhor é sua percepção da corrupção, confirmando a hipótese inicial. Porém, a segunda hipótese de que maior nível de educação deduz melhor percepção não foi alcançada, devido à insignificância da variável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário