segunda-feira, 15 de outubro de 2018

O processo de desindustrialização no Ceará

O processo de desindustrialização no Ceará: uma análise a partir do valor adicionado e do emprego


Resumo




Localizado no Nordeste brasileiro, o Ceará tem 86,8% do seu território inserido na região semiárida. Nas últimas décadas, tem apresentado um contínuo processo de crescimento. Sua estrutura econômica é composta por indústrias tradicionais como alimentos e bebidas, têxtil, vestuário, calçados e couros, construção civil e empresas de serviços e agropecuária. 

O presente artigo tem por objetivo analisar o desempenho do setor industrial cearense, no período 2002-2012, com o propósito de verificar se o Estado do Ceará tem ou não, passado por um processo de desindustrialização. Para tanto, foi elaborada uma breve revisão da literatura no que diz respeito ao processo de desindustrialização, enfatizando as diferentes abordagens em matéria de análises de estatísticas descritiva e comparativa, bem como, a avaliação de alguns indicadores utilizados na literatura sobre o tema. 

Os resultados apontam para uma diminuição considerável do Valor Adicionado Bruto, juntamente com uma perda de participação do emprego na Indústria de Transformação do Ceará, revelando um processo claro de desindustrialização.

Texto completo:


MAIS SOBRE DESINDUSTRIALIZAÇÃO:

NASSIF, André. Há evidências de desindustrialização no Brasil?. Brazilian Journal of Political Economy, v. 28, n. 1, p. 72-96, 2008.

BONELLI, Regis; PESSÔA, Samuel de Abreu. Desindustrialização no Brasil: um resumo da evidência. 2010.

OREIRO, José Luis; FEIJÓ, Carmem A. Desindustrialização: conceituação, causas, efeitos e o caso brasileiro. Brazilian Journal of Political Economy, v. 30, n. 2, p. 219-232, 2010.

VASCONCELOS, Helma Monteiro Viana. Desindustrialização no Brasil e aspectos regionais: uma análise com enfoque no Nordeste. 2017.

MARTINS, Guilherme Nunes; LIMA, João Policarpo Rodrigues. Evidências da precoce desindustrialização no Brasil. Revista Nexos Econômicos, v. 9, n. 1, p. 7-32, 2015.

TORRES, Ricardo Lobato; SILVA, H. C. da. Uma crítica aos indicadores usuais de desindustrialização no Brasil. Rev. Econ. Polit, v. 35, n. 4, 2015.

DE SOUZA, Arthur Marcelino; DA SILVA, Jose Alderir. Doença holandesa e desindustrialização no Brasil: 1995-2014. Indicadores Econômicos FEE, v. 44, n. 3, p. 49-60, 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário