PUBLICADO EM 24-02-2019
O atual quadro de recursos humanos do Governo do Estado do Rio Grande do Norte
apresenta um cenário de desequilíbrio entre o quantitativo de servidores ativos, inativos e
pensionistas.
Entre janeiro de 2014 e janeiro de 2019, o número de servidores ativos caiu 21,4%,
enquanto o número de inativos aumentou 47,3%. Esse movimento fez diminuir a proporção de
servidores ativos em relação aos inativos (aposentados e pensionistas), que era de 1,83 para 1 no
primeiro mês de 2014. Em janeiro de 2019, essa proporção chegou a 0,97 para 1, aprofundando
o desequilíbrio entre ativos e inativos.
SITUAÇÃO
|
QTD
|
%
|
VALOR
R$
|
%
|
MÉDIA
REMUNERAÇÃO
R$
|
ATIVOS
|
52.346
|
49,43
|
226.807.139,00
|
47,17
|
4.332,85
|
APOSENTADOS
|
42.748
|
40,36
|
203.893.432,00
|
42,40
|
4.769,66
|
PENSIONISTAS
|
10.810
|
10,21
|
50.155.901,00
|
10,43
|
4.639,77
|
TOTAL
|
105.904
|
100
|
480.856.472,00
|
100
|
4.540,49
|
Hoje, os servidores inativos do Governo do Estado do RN representam 52,83% da folha de
pagamento.
ESTUDO DA SEARH - AQUI
Matéria da Tribuna do Norte - AQUI - destaca que projeções da SEARH apontam que:
- 14.657 servidores estarão aptos a se aposentarem em 2019 (quase 28%);
- em 2014 o número de ativos era 66.608;
- em 2019 o número caiu para 52.346;
- redução de 14.262 servidores (- 21,41%);
- proporção de servidores em relação aos inativos em 2014: tinha-se 1,83 ativos para 1. Em janeiro de 2019: tinha-se 0,97 ativos para 1.
A situação é crítica, mas é conveniente observar o seguinte:
- a redução da força de trabalho impõe mais trabalho para os que continuam ativos;
- não aceitar a premissa acima requer comprovação de que a folha estaria 'inchada' (em tal cenário, tem-se que apontar os responsáveis pelo 'excesso'. Certamente não são os servidores que se submeteram aos concursos organizados pelo Estado);
- o envelhecimento da força de trabalho sugere a possibilidade de muitos serem remanescentes de antes da Constituição Federal de 1988;
- a redução da força de trabalho indica que o Estado não realizou concursos para recomposição do quadro;
- a opção pela contratação de temporários e a terceirização impactam a arrecadação previdenciária estadual;
- os últimos governos passaram a financiar o déficit através do uso dos recursos existentes no IPE-RN (recursos recolhidos dos servidores), achatamento dos salários dos servidores (as perdas provenientes da inflação se acumulam) e, finalmente, pelo atraso dos pagamentos.
Como é possível colocar a 'culpa' nos servidores públicos?
Salários médios de algumas categorias:
Remuneração média
|
(R$)
|
Servidor público federal**
|
8.504
|
Benefício
do INSS*
|
1.862
|
Aposentado
do Congresso*
|
28.527
|
Trabalhador
(setor privado)*
|
2.015
|
Banco
Central*
|
22.406.
|
Nos
ministérios*
|
9.963
|
Autarquias
federais*
|
9.859
|
Empresas
públicas*
|
11.454
|
Companhias
de economia mista (como o Banco do Brasil)*
|
9.757
|
Judiciário*
|
17.898
|
Legislativo*
|
15.982
|
Ministério
Público da União*
|
15.623
|
Aposentados
Judiciário*
|
25.832
|
Aposentados
Executivo Federal*
|
7.499
|
Aposentados
Forças Armadas*
|
9.479
|
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