A POBREZA MULTIDIMENSIONAL EM SALVADOR DIMINUIU? EVIDÊNCIAS A PARTIR DA ABORDAGEM ESPACIAL
Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar a pobreza multidimensional nos bairros de Salvador.
Nesse sentido, considerou-se em sua estrutura outras variáveis que igualmente privam os cidadãos, além da renda, no cálculo do Índice de Pobreza (IP).
Assim, organizaram-se os bairros de Salvador em rankings de pobreza que, mediante comparação com o IDH, demonstraram-se consistentes para o estudo espacializado da pobreza na capital baiana, além de evidenciar uma redução de 59,91% entre 2000-2010.
Também, foi encontrada concentração de baixa e alta pobreza em diversas áreas do município, principalmente na zona norte de Salvador.
Utilizou-se, ainda, um modelo econométrico espacial, que apontou os determinantes da condição de pobreza para os anos de 2000 e 2010, cuja influência foi negativa para renda média e longevidade, já a mortalidade infantil, o analfabetismo e a desigualdade de renda apresentaram influência positiva.
Palavras-chave
Desigualdade Social. Pobreza Multidimensional. Concentração de Pobreza. Índice de Pobreza. Econometria Espacial.
Texto completo:
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
ANÁLISE DA POBREZA SOB A ÓTICA MULTIDIMENSIONAL NOS MUNICÍPIOS DE ITABUNA E ILHÉUS, BAHIA
Resumo
presente trabalho busca mapear e analisar a pobreza sob a ótica multidimensional nos municípios de Itabuna e Ilhéus, Bahia.
Para tanto, calcula-se o índice de pobreza multidimensional, o qual é composto por indicadores distribuídos em três dimensões: educação, saúde e padrão de vida.
Os dados utilizados foram do Censo Demográfico de 2010 do IBGE, referindo-se aos setores censitários dos municípios pesquisados.
Os resultados apontam que a pobreza nos municípios de Itabuna e Ilhéus concentra-se, sobremaneira, nos setores censitários rurais, o que revela grandes disparidades entre o rural e o urbano.
A incidência e a intensidade da pobreza estão dispersas em todo o território dos municípios analisados, porém se pode constatar que, nas áreas do centro urbano de Itabuna e em parte dos setores litorâneos urbanos de Ilhéus, as privações são menores.
Na dimensão padrão de vida, foram observadas as maiores privações em ambos os municípios, devido às deficiências nos serviços relativos ao esgotamento sanitário, destino do lixo e abastecimento de água.
Percebe-se também que as disparidades observadas entre rural-urbano decorrem de um processo histórico de formação econômica e da urbanização ocorrida nesses municípios, o qual tem agravado a pobreza nas localidades estudadas.
Palavras-chave
Disparidades. Privação. Centro-Periferia. IPM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário