quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Análise da dinâmica da sojicultura e bovinocultura no Brasil

Resumo




A substituição da vegetação por usos agropecuários, como a soja e pecuária bovina, vem proporcionando transformações na paisagem e alterações nos arranjos produtivos nas regiões brasileiras. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar os padrões da distribuição espaço-temporal das produções de soja e de bovino no território brasileiro e os fatores que influenciaram a dinâmica produtiva. 

Utilizou-se de dados da área plantada de soja e do efetivo bovino do Brasil que foram tabulados para o cálculo da dinâmica e da taxa de crescimento. Os resultados obtidos de ambos foram espacializados por meio de Sistema de Informação Geográfica. O período de investigação para a soja foi de 1990 a 2016 e para os bovinos 1974 a 2016. 

Os resultados permitiram verificar que os períodos de 1990 - 2003 e 1997 - 2010 foram fundamentais para a fixação das indústrias do complexo da soja e frigoríficos nos estados das regiões Sul e Sudeste, proporcionando sua consolidação como regiões produtoras, favorecendo a abertura de novas fronteiras agrícolas, em direção a região Centro-Oeste. 

No período 2004-2016 a crise econômica influenciou na redução da produção do setor agropecuário. Concluiu-se que os padrões de distribuição espaço-temporal das produções de soja e de bovino foram influenciados pela expansão dessas atividades no território e a soja foi determinante para o crescimento do rebanho bovino no país, principalmente na região Centro-Oeste.


Palavras-chave




Deslocamento produtivo, desenvolvimento regional, geoprocessamento.


Texto completo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário