domingo, 2 de fevereiro de 2020

CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

SOBRE O CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL: NOTAS PARA DEBATE


Resumo




O artigo realiza breve recuperação teórica da construção do conceito de desenvolvimento regional. Primeiramente, é feita uma discussão em torno da construção histórica do conceito de desenvolvimento, entendido inicialmente como equivalente ao crescimento econômico. 

Com o passar do tempo e o avanço das discussões, passou-se a distinguir crescimento de desenvolvimento, na medida em que este último foi sintetizado à distribuição da riqueza gerada. 

Evidenciam-se, assim, as controvérsias que envolvem a construção do conceito, dada a dificuldade de se encontrar o consenso em torno dele e tendo o mesmo evoluído, ainda com um forte viés econômico. 

A discussão remete a aspectos inerentes à desigualdade do processo de distribuição dessa riqueza e à busca das causas desse processo ocorrer de modo desigual. Reconhecendo que tal discussão assume várias nuances e perspectivas distintas, foca-se essa discussão em torno da dimensão regional. 

Por fim, verifica-se a condição desafiadora de tal construção conceitual, dada a abrangência e a complexidade das variáveis e das particularidades que envolvem a dimensão regional do desenvolvimento e sua realização.


Palavras-chave:




Desenvolvimento. Crescimento econômico. Desenvolvimento regional.


Texto completo:


Acesse outros textos visitando o site da: 

Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário