sábado, 8 de fevereiro de 2020

DESENVOLVIMENTO LOCAL EM PEQUENOS MUNICÍPIOS

FATORES QUE AFETAM O DESENVOLVIMENTO LOCAL EM PEQUENOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARANÁ

RESUMO – O objetivo deste trabalho foi o de identificar os principais fatores que influenciam o desenvolvimento dos pequenos municípios paranaenses. 

A amostragem dos municípios desta pesquisa centrou-se nos pequenos municípios, dois em quatro microrregiões paranaenses (totalizando oito municípios pesquisados), com forte presença da agricultura familiar e participantes do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – PRONAF Infra-estrutura e Serviços para os Municípios. 

Foram escolhidos, a critério de agentes regionais desenvolvimento rural, dois municípios em cada microrregião paranaense, sendo um considerado mais e outro menos desenvolvido. 

Os três principais fatores identificados para o maior ou menor desenvolvimento dos municípios foram (i) o nível de organização da sociedade civil, isto é, as estruturas sociais de cooperação existentes; (ii) a qualidade da gestão pública municipal, ou seja, o planejamento estratégico e participativo, a probidade e a eficiência administrativa e: (iii) a localização do município, principalmente em relação `a infraestrutura de transportes, educação e acesso à mercados. 

Palavras-chave: Desenvolvimento Municipal; Sociedade local; Poder Público Municipal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário