DOSSIÊ TEMÁTICO – DRd 2020: CONHECIMENTO, INOVAÇÃO, CRIATIVIDADE OU INTELIGÊNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE CIDADES, MUNICÍPIOS, REGIÕES E TERRITÓRIOS
Foco temático dos artigos
Na atualidade, em paralelo às discussões teóricas e os tradicionais estudos sobre gestão urbana e/ou territorial, despontam novas abordagens teóricas, com proposições práticas, sobre cidades - ou regiões, municípios, territórios - inteligentes ou criativas e sobre a smartificação de territórios.
A smartificação do território inscreve-se no movimento geral de digitalização dos objetos (naturais e culturais). Em síntese, cada uma das abordagens se sustenta em uma concepção teórica, o que tem uma relação intrínseca com os seus propósitos práticos.
Também merece destaque a discussão sobre inovação nos processos de gestão urbana e na dinâmica territorial do desenvolvimento, tendo a perspectiva da inteligência territorial, concebida como uma nova forma de compreender os processos territoriais, produtivos e sociais, de integrar atores e suas perspectivas, visões e iniciativas, envolvendo os cidadãos residentes e transeuntes, de forma democrática e inclusiva.
Diante disso, algumas interrogações são fundamentais, para estudos teóricos e indicativos práticos: (i) quando o aparato digital tomar conta dos diferentes recortes territoriais, como ocorrerá sua ocupação; (ii) como conciliar o conhecimento, a inovação, a criatividade, a inteligência e, ao mesmo tempo, o “bem viver” e a sustentabilidade (econômica, ambiental, social, cultural), nos recortes territoriais smartificados?
Para tratar destas temáticas, a revista Desenvolvimento Regional em debate, está lançando esta convocatória, a qual pretende acolher artigos que tratem das diferentes adjetivações (inovador, inteligente, criativo...) atribuídas aos diferentes recortes territoriais (cidades, municípios ou comunas, regiões ou territórios). Serão bem vindos, tanto textos com caráter exclusivamente teórico, quanto teórico-prático, destacando sua base de sustentação, as limitações e potencialidades, bem como, discussões sobre os desafios quanto à sua contribuição no desenvolvimento territorial.
Período para submissão e orientações:
A recepção dos artigos para o dossiê deverá ocorrer no período de 03 à 30 de agosto de 2020, mediante submissão no site da revista Desenvolvimento Regional em debate (DRd):
O texto a ser submetido deve atender rigorosamente as Diretrizes para Autores (normas) da revista DRd. Com o propósito de que a submissão para o dossiê seja diferenciada do fluxo contínuo da revista, pedimos o favor de comunicar a submissão do artigo, no e-mail valdir@unc.br, aos cuidados do editor. A publicação do dossiê deverá ocorrer até 30 de outubro de 2020.
Dúvidas ou maiores informações, favor contatar por meio do e-mail revistadrd@unc.br.
Valdir Roque Dallabrida - Editor-chefe da DR
Universidade do Contestado, 26 de fevereiro de 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário