segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

POLÍTICA DE INTERIORIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL

POLÍTICA DE INTERIORIZAÇÃO UNIVERSITÁRIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL: UMA ANÁLISE ECONÔMICA DA IMPLANTAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE EM SUMÉ – PB


Resumo




A interiorização das universidades, sobretudo a partir da Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI, foi um programa do Governo Federal que visou, dentre outros fatores, à expansão dos centros universitários federais e a criação de novas oportunidades aos moradores afastados dos grandes centros urbanos. 

Desse cenário, foi criado em 2009, no município de Sumé - PB, o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA, com o intuito de suprir lacunas socioeconômicas, e oferecer educação superior pública à população residente no semiárido brasileiro. 

Esta pesquisa se insere em uma ampla proposta de análise das dinâmicas socioeconômicas a partir das transformações ocorridas na região do cariri paraibano nos últimos anos. 

Tem como objetivo central examinar em que medida a instalação do CDSA/UFCG contribuiu para um possível desenvolvimento local do município de Sumé – PB, para isso, buscou-se analisar e correlacionar o impacto do CDSA com os níveis de arrecadação tributária local. 

Para a execução da pesquisa, foram utilizadas informações disponíveis nos balanços contábeis presentes no portal da Secretaria do Tesouro Nacional – STN. O trabalho proposto abordou a análise de indicadores econômicos, que se estenderam entre a faixa temporal de 2005 a 2012, considerando o período anterior e posterior à implantação do CDSA em Sumé. 

Desse modo, observa-se que, no município de Sumé, o CDSA constitui-se como um importante ente fomentador de transformações e delineador de novas relações econômicas e sociais.


Palavras-chave:




Universidades. Semiárido brasileiro. Expansão. Relações econômicas


Texto completo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário