terça-feira, 24 de julho de 2012

ELEIÇÕES 2012: O ALTO OESTE EM EVIDÊNCIA


TABOLEIRO GRANDE

A disputa eleitoral envolve duas ‘novatas’ na política.

Pela oposição concorre a empresária Klebinha Bessa, representando uma coalizão de partidos: PSD-PTB-PR. A estreante em disputas eleitorais é representante da família Bessa e tenta recuperar a hegemonia política no município.

O grupo situacionista, comandado pela prefeita Maria Miriam, tem como candidata a jovem Darcilene Pinheiro. A coligação formada pelo PMDB/DEM aposta todas as fichas na continuidade do trabalho realizado durante os oito anos da atual administração.

Para nosso ‘analista’ da cena local a candidatura de Klebinha Bessa ganhou impulso a partir da adesão de algumas lideranças ligadas ao governismo. A adesão teria como motivação principal a não concordância com a decisão da prefeita em lançar Darcilene como sua candidata.

O grupo situacionista teria perdido tempo precioso na arrumação da casa, mas, segundo nossa fonte, já estaria com o ‘bloco na rua’.

A tônica da campanha deve ser o acirramento da disputa, mas conhecendo uma peculiaridade das campanhas locais, muitas vezes decididas no dia da eleição, poder-se-ia afirmar que o grupo que tem a chave do cofre leva ligeira vantagem.

SÃO FRANCISCO DO OESTE

Mais uma vez a disputa será entre o empresário Anchieta Raulino (PMDB) e Gildene Barreto (PTB). A eleição suplementar que ocorreu no município alçou Gildene a condição de prefeita.

A gestão atual é bem avaliada. Apesar do pouco tempo a prefeita tem muitas realizações importantes. O discurso é para continuar o trabalho que apenas iniciou.

A ‘novidade’ na campanha da oposição é que o candidato se livrou do peso do ‘fator Anibal’. O ex-prefeito estava bastante desgastado e o afastamento determinado pela Justiça repercutiu negativamente na campanha suplementar. Outro aspecto considerado relevante pelos oposicionistas é a presença de Porfírio (vice-prefeito) na chapa do ‘Louro José’ (como o empresário Anchieta é conhecido por seus correligionários).

Espera-se uma campanha mais estruturada financeiramente das alas antagonistas. A situação com acesso ao cofre e a oposição com dois candidatos (prefeito e vice) dispostos a envolverem recursos pessoais. Outro aspecto importante na disputa local é a estrutura jurídica dos candidatos. O grupo que vacilar no uso do ‘oxigênio’ enfrentará inúmeros percalços jurídicos. A tendência é terminar no Tribunal.

No voto, nosso ‘araponga’, ainda aposta na vitória da prefeita Gildene Barreto.

FRANCISCO DANTAS

Gilson Dias (PTB), atual prefeito, desponta como favorito para renovar seu mandato. O prefeito reorganizou a máquina administrativa e recuperou a credibilidade da Prefeitura Municipal junto aos servidores e fornecedores. Não é pouco.

A oposição conseguiu reunir forças e lançou o candidato Marcos Aurélio pela coligação PP - PDT - PSB - PSD.

A campanha de Gilson Dias deu o pontapé inicial com uma grande movimentação. Agora a expectativa é pela realização de algum evento da oposição para verificar o ‘poder de fogo’ da candidatura.

Nosso ‘analista-araponga’ aposta todas as fichas na reeleição do atual prefeito.

PARA NÃO ESQUECER...

Em política nada, absolutamente nada, é imutável. ‘É como uma nuvem: você olha está de um jeito, olha de novo, já mudou’.

Nenhum comentário:

Postar um comentário