Um comerciante deveria ter um dia de 48
horas para fazer tudo o que o espera: contas, compras, preços, controles,
pesquisas, fechamento de caixa, manutenção. Diante desse cenário, esquecemos de
fazer algo primordial para manter nosso negócio saudável, vendendo, vivo:
deixamos de planejar.
E por que planejar
tem tanta importância? Porque um comércio sem planos é como um barco à deriva,
ao sabor do vento, sem direção. Definindo um objetivo, formular uma estratégia
para alcançá-lo, torna-se simples. Dobrar o faturamento, abrir uma filial,
aumentar o mix de produtos, fidelizar mais os clientes. São muitas as
opções de objetivos que podem ser criadas, mas o importante é escolher e
priorizá-las. Aí sim começar a fazer planos.
Cabe aqui uma
definição importante: a diferença entre o que é um plano tático e um plano
estratégico. Plano tático é aquele possível de executar com as ferramentas que
se tem em mãos, que estão disponíveis imediatamente. O plano estratégico inclui
possibilidades de ter outras ferramentas, o que pode não acontecer.
Vamos exemplificar.
A sua loja de autopeças precisa atingir três objetivos: aumentar as vendas em
50%, diminuir o volume de perda de mercadorias (em exposição, armazenamento
ruim) e ter um esquema de desova de estoques.
Você, como lojista,
avaliando como priorizar seus objetivos, listou as possibilidades que estavam
imediatamente ao seu alcance: diminuir a área de estoque, aumentar os cuidados
com a limpeza da loja e delimitar um espaço específico para saldos. Essas
possibilidades (táticas) sinalizaram imediatamente os objetivos a serem
priorizados: diminuir o volume de perdas e desovar encalhes.
Esses passaram a
ser os seus objetivos táticos e o terceiro (aumentar as vendas em 50%) passou a
ser um objetivo estratégico, que provavelmente teria muito maior chance de se
concretizar depois de implantadas as três ações descritas acima. O raciocínio
de planejar torna-se fácil e viável seguindo esse modelo. Agora imagine o
contrário. Na falta de planejamento, o lojista opta pelo objetivo óbvio e
imediatista de aumentar as vendas em 50%, unicamente ele.
Qual seria a ação a
tomar? Listar o máximo de objetivos e ações táticas (imediatas) que podemos
implantar. Depois priorizar os objetivos de acordo com as ações, trazendo o
planejamento para o mundo das soluções, que facilita nosso dia a dia. Por isso,
tenha planos para a sua loja, talvez o dia comece a render mais.
Fonte
PANDJIARJIAN, Paulo. A importância do planejamento. [S.l.:
s.n.].
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