quarta-feira, 2 de março de 2016

ALRN: quem tem... Tem medo!

Leia:
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB), afirmou que vai cortar cerca de 700 cargos comissionados até o final desta semana. 
Comento: demonstra a desnecessidade de tantos comissionados. Nada como a voz do povo (o barulho nas redes sociais é imenso) para fazer brotar juízo em cabeças displicentes. E quanta displicência né? Deve ser a cachola ocupada em criar projetos bons para o povo...
Além disso, até o final do ano, ele também promete convocar todos os aprovados no concurso público realizado em 2013. Ao todo, foram disputadas 85 vagas, mas apenas 20 aprovados foram chamados até então.
Comento: outra comprovação de que a vontade de tirar os jabutis de cima da árvore não era lá grande coisa. Como você sabe jabuti não sobe em árvore, portanto é preciso que alguém coloque os bichinhos lá...
A decisão de fazer cortes na quantidade de cargos indicados, segundo Ezequiel, não ocorre em razão dos manifestos contra o alto número de comissionados divulgado há um mês pelo Portal da Transparência da Casa, "mas como uma medida que já havia sido tomada durante o planejamento estratégico defino ainda no ano passado", ressaltou durante pronunciamento realizado na manhã desta terça-feira (1º). 
Comento: caso o presidente não consiga se eleger senador pode seguir a carreira de comediante. Talento nato. Quase não consigo digitar de tanto rir.
Ainda na manhã desta terça, manifestantes se fantasiaram de 'fantasmas' e protestaram em frente ao prédio da Assembleia, em Natal.
Segundo o Portal da Transparência, a AL potiguar possui atualmente 3.181 servidores. Destes, 552 são efetivos, sendo 173 aposentados ou pensionistas. Outros 51 são cedidos de outros órgãos e os demais 2.592 (o equivalente a 81,4%) são funcionários indicados pela Mesa Diretora ou pelos próprios deputados.
Ainda durante o pronunciamento, Ezequiel Ferreira ressaltou o clamor social pelo equilíbrio dos gastos públicos. “E isso é legítimo. Ser capaz de transformar a Assembleia em um órgão mais eficiente como exemplo na área pública não é tarefa pouco laboriosa. E esta Casa tem sido colocada em xeque por parte da sociedade, que lhe exige respostas. E não vamos nos furtar”, frisou.
Comento: o último verbo cabe como uma luva no discurso sobre moralidade... Não se furte Ezequiel... Não se furte!
Manifestos também se multiplicam pelas redes sociais, todos em razão da quantidade dos servidores ativos e comissionados revelados pelo novo Portal da Transparência da AL.
OAB

Na nota divulgada na manhã desta terça, a OAB informou que vai acompanhar as investigações do Tribunal de Contas do Estado sobre o número de funcionários da Assembleia e que vai exigir que o Legislativo potiguar apresente os dados referentes às denúncias, "além de provocar a Casa no sentido de que sejam chamados os eventuais 'funcionários fantasmas' para que devolvam aos cofres públicos os valores recebidos sem trabalhar", esclarece a nota.


Comento: excetuando-se a OAB, talvez a maior concentração de advogados do RN ocorra na ALRN. além de "provocar a Casa" podem chamar seus membros para que expliquem suas jornadas de trabalho, conciliação de horários entre escritórios privados, fóruns...

A OAB ainda condena a possível prática de nepotismo, "o descaso com o limite de gastos imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal e o flagrante desrespeito ao princípio da eficiência, refletido na contratação de mais de 2.000 cargos comissionados, que exercem funções para as quais existem dezenas de candidatos aprovados em concurso público, ainda não convocados sem qualquer justificativa válida", acrescenta.
Por fim, a OAB promete promover uma medida judicial "com o objetivo de obrigar a Assembleia a efetivar a imediata contratação dos aprovados no concurso público, diante da clara demonstração de existência das vagas".
Comento: agora todo mundo lembrou dos concursados. O presidente informou que vai chamar; a OAB que vai obrigar... Creio que a OAB ajudaria bastante se emprestasse o seu prestígio para destravar a "Operação Dama de Espadas" que subiu para o STF.
G1RN
---------------------------------------------------------------------------------
Ezequiel, o "Novo" não foi abduzido por ET's, nem liga para os manifestantes, é tudo resultado do "planejamento estratégico", segundo diz.

Mais alguns trechos atribuídos a Ezequiel, o "Novo":

“Estamos em um novo momento. Surge uma nova Assembleia, com austeridade nos gastos, redução de despesas e mais transparência. Nosso Planejamento Estratégico prevê uma Reforma Administrativa, a qual instituirá planejamento para os cargos, setores e salário dos servidores, incluindo a necessidade de diminuir a estrutura dos cargos comissionados, respeitando as prerrogativas do Poder Legislativo”, detalhou.

Comento: Bem, pode-se dizer que "doses" excessivas do tal "planejamento estratégico" inoculado no presidente produz efeitos colaterais. Os mais visíveis são: visão turva, delírios e perda da capacidade de entender o cotidiano.

“Como em todas as instituições públicas temos servidores efetivos, comissionados e aposentados. Iniciamos no ano passado a convocação de concursados e iremos chamar todos os aprovados no certame ainda este ano, demonstração clara de uma nova política administrativa desta Casa”, anuncia o presidente.

Ezequiel Ferreira disse aos deputados: “Juntos podemos e haveremos de fazer nossa parte, de olhos voltados para a posteridade. Dela nos orgulharemos ao levar adiante ideais daqueles que nos precederam e que muito fizeram por nosso Estado. Todos têm contribuído, cada um com sua melhor medida, com dedicação e espírito público, para que este Parlamento desfrute de respeito e confiança diante da população potiguar”.

Comento: quase nada orna com a realidade escancarada no Portal da Transparência da ALRN. Creio que é hora de reavaliar a "dose", pois a perda de conexão com a realidade é crescente.

Com informações da ALRN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário