domingo, 3 de abril de 2016

GUAMARÉ: Primeira cidade do RN que será abastecida por água do mar


Foto modelo

Guamaré será o primeiro município do RN a ser abastecido pela água do mar. A empresa Acquapura LTDA-EPP venceu a Concorrência Pública nº. 006/2015 para instalação de uma planta com capacidade para tratar 1.500m³/dia.
A licitação teve como objeto a “aquisição e instalação de unidade dessalinizadora de água do mar, por osmose reversa, com capacidade de 1.500 m3/dia, com recuperador de energia, para utilização no município de Guamaré/RN”.
O investimento para aquisição e instalação da planta será de R$ 9.719.100,00 (nove milhões, setecentos e dezenove mil e cem reais).
Creio que a prefeitura dimensionou os custos de manutenção e operação da planta.
Um aspecto importante do projeto é que a planta terá um sistema de recuperação de energia, tendo em vista que os gastos com energia elétrica são muito significativos em usinas de dessalinização.
Acredito que o município de Guamaré dispõe de considerável potencial eólico e solar, aspecto que facilita a escolha da planta mais viável economicamente.
O prefeito anunciou em Audiência Pública que pretende entregar a obra em seis meses e já deu a ordem de serviço para a empresa iniciar a obra.
Ainda de acordo com o prefeito, o investimento será realizado com recursos próprios e significará a solução para as dificuldades no abastecimento local.
Acredito que o abastecimento do município é, como em quase todo o RN, atribuição da CAERN e, por isso, será necessário criar uma empresa municipal para operar o novo sistema, além de ocorrer uma negociação com a Companhia Estadual.

Realmente é uma obra histórica, inclusive para se aferir a viabilidade do modelo.

De acordo com o IBGE, em 2010, o município tinha 2.875 domicílios particulares ligados a Rede Geral de Abastecimento, considerando o consumo mensal médio de 10M³, tem-se 28.750M³, com um sistema capaz de dessalinizar 45.000M³ por mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário