Resumo – O conhecimento dos fluxos da cadeia produtiva pode ser uma ferramenta estratégica para
a viabilidade da atividade agrícola, pois contribui para a comercialização da produção e favorece
o desenvolvimento tecnológico. Inserido no contexto da globalização, o agronegócio precisou de
constantes incentivos para organizar e otimizar recursos humanos, financeiros e materiais, em um
verdadeiro esforço de parceria multi-institucional.
Nesse sentido, o objetivo principal deste trabalho
é analisar o papel das instituições de representação da cadeia produtiva do algodão para sua
recuperação e consolidação como importante atividade do agronegócio brasileiro.
Entende-se que
no Brasil as organizações de representação criaram novo ambiente institucional para a competitividade
da cadeia produtiva do algodão, favorecendo a organização dos diversos elos da cadeia.
Essas organizações participam e influenciam de forma decisiva as tomadas de decisões dos produtores
rurais e tendem a se tornar cada vez mais significativas nas definições de políticas públicas
para o setor.
Assim, a intensificação do desenvolvimento de novas relações comerciais, diante das
novas exigências dos mercados nacional e internacional, favorece a organização dos segmentos
produtivos da cotonicultura brasileira, especialmente na forma de organizações para a defesa dos
interesses, normas para os produtos e elaboração de estruturas institucionais nas políticas públicas.
Os produtores brasileiros, nesse novo contexto, também criaram várias organizações, como cooperativas
e associações, que passaram a representar determinados segmentos e demandas específicas
da cotonicultura nacional.
Palavras-chave: agronegócio, cadeia do algodão, instituições.
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