segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

CENTRALIDADE DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

CENTRALIDADE DOS SERVIÇOS DE SAÚDE: DESLOCAMENTOS POPULACIONAIS DIÁRIOS PARA CHAPECÓ/SC


Resumo




As cidades, em função das economias de aglomeração, suscitam, aproveitam, ganham importâncias diversas, hierarquizando-se, em geral, em função dos bens e serviços que prestam aos espaços circundantes, tornando-se assim elementos dinâmicos de estruturação dos espaços. 

Neste contexto o estudo analisa os deslocamentos pendulares para acesso aos serviços de saúde instalados na cidade de Chapecó/SC apresentam importante faceta para a compreensão da sua centralidade e função urbana no contexto regional. 

O método utilizado abrange a investigação in loco dos municípios pertencentes à Macrorregião do Oeste de Santa Catarina, o levantamento e comparação do número de estabelecimentos públicos e particulares do banco de dados do DATASUS e os dados populacionais. 

Os resultados apontaram que 94 municípios enviam semanalmente a Chapecó pessoas em busca dos serviços de saúde em seus diversos tipos de atendimento e estabelecimentos, totalizando uma circulação de aproximadamente 6.000 usuários por semana. 

Somam-se a este fluxo outros 20 municípios, que enviam usuários esporadicamente, destacando o importante papel destes movimentos na dinâmica da cidade e evidenciando sua importância regional. 

Apesar da oferta do serviço público dar indícios de estar bastante aquém da demanda, o que tem aberto espaço para a provisão dos serviços pela rede privada, é possível aferir que Chapecó se coloca como importante referência na região oeste de Santa Catarina na área da saúde.


Palavras-chave:




Saúde. Movimento pendular. Cidade média. Centralidade regional. Chapecó.


Texto completo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário