terça-feira, 7 de abril de 2020

PORTALEGRE: APÓS 8 ANOS PROFESSORES GARANTEM O PAGAMENTO DO PISO SALARIAL

Depois de 8 anos de luta no campo jurídico, o núcleo do SINTE/RN na cidade de Portalegre saiu vitorioso na ação que cobra o pagamento dos Pisos Salariais acumulados desde 2012

O processo já tramitou pelas três instâncias e já não cabe mais recurso. Por isso, o município está obrigado a cumprir a decisão judicial.
Isso significa que os educadores de Portalegre deverão receber os reajustes acumulados. 

A decisão determinava que isso aconteceria entre abril e dezembro de 2020. No entanto, o pagamento começou a sair em março e ao menos 22 professores já foram contemplados. Isso ocorreu porque a causa foi ganha em novembro de 2019, mas o cumprimento foi retardado em virtude do interesse do Sindicato em negociar.
A luta jurídica também encampou a exigência do cumprimento de outros direitos que vêm sendo negados. Ao todo, a Prefeitura e o Sindicato fizeram acordo em 91 processos mediados pela Justiça em audiência de conciliação realizada em fevereiro deste ano.
LUTA INICIOU EM 2012 E PASSOU POR DIVERSOS OBSTÁCULOS
Em 2012 o núcleo do SINTE/RN em Portalegre acionou a Justiça, por meio do Ministério Público, para cobrar o pagamento do Piso que naquela ocasião foi negado. 

O reajuste era de 22,22%. Sem pagar a correção do ano anterior, a Prefeitura acumulou o Piso de 2013, no índice de 7,98%. Porém, a dívida finalmente foi cobrada judicialmente. 

À época a Prefeitura se comprometeu em pagar até janeiro de 2014. No entanto, descumpriu o que acordou com o Sindicato.
Diante do descumprimento, o núcleo contratou um advogado, que acionou a justiça em 2015. 

Na primeira instância o Sindicato foi derrotado. Contudo, venceu na segunda, após a apreciação do processo por parte do Tribunal de Justiça do RN (TJ/RN). 

Como esperado, o município recorreu. Mas o Superior Tribunal de Justiça (STJ) referendou a decisão do TJ/RN. 

O processo voltou para o âmbito local e foi finalizado em audiência de conciliação entre o Sindicato e a Prefeitura em fevereiro passado.
O coordenador geral do núcleo do SINTE em Portalegre e diretor de igualdade racial e diversidade do Sindicato, professor Elismar Bezerra, comemora a vitória: 

“Além da vitória na implantação do Piso Salarial, cada professor terá direito a tudo que deixou de receber desde 2012 até a efetiva implantação do referido piso”, afirmou.
Confira AQUI os detalhes do processo. 

SINTE-RN
----------------------------------------------------------------------------
O Blog Sertão Potiguar acompanhou a 'saga jurídica' dos professores de Portalegre/RN para fazerem jus a um DIREITO e após 8 anos parece que a situação foi resolvida.

A seguir apresento alguns links sobre a questão:



PORTALEGRE E O PISO SALARIAL DOS PROFESSORES


PORTALEGRE E O PISO SALARIAL DOS PROFESSORES – PARTE 2


Portalegre: de volta ao piso salarial dos professores



O assunto sobre o Piso Salarial dos professores em Portalegre/RN foi abordado, exaustivamente, no blog... Felizmente, parece que o desfecho foi favorável para a categoria.

Voltarei ao assunto do acordo celebrado entre prefeitura e SINTE acerca dos processos ajuizados [91 ações] em outras postagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário